Depois de enfrentar algumas turbulências no decorrer da temporada, o São Paulo parece estar reencontrando o seu melhor futebol – e resultados – na reta final de 2020.
Com dois jogos a menos que a maioria dos times que disputam o Brasileirão, o São Paulo vem mostrando um bom futebol, com uma equipe coesa e bem estruturada. O time está um ponto atrás do atual líder, Atlético-MG e, se vencer a próxima partida contra o Goiás o tricolor assumirá a primeira colocação, que perdeu pela última vez em 30 de setembro de 2018.

Escale agora seu time no SPM 365
Números do São Paulo
- melhor aproveitamento de pontos: 66,7%;
- soma 13 jogos de invencibilidade, com seis vitórias e sete empates. A última derrota foi no dia 3 de setembro, para o Atlético-MG, por 3 a 0;
- está na terceira posição, com 36 pontos, dois a menos do que o líder Atlético-MG;
- tem três jogos a menos do que a maioria das outras equipes;
- engatou a terceira virada de jogo seguida na competição: Flamengo (4 a 1), Goiás (2 a 1) e Fortaleza (3 a 2).
A boa fase do técnico Fernando Diniz contribui bastante para o sucesso da equipe. Desde Edgardo Bauza, em 2016, Diniz é o técnico com o melhor aproveitamento no Campeonato Brasileiro dentre os que passaram pelo clube. Ele supera nomes como o de Diego Aguirre (58,6%), Rogério Ceni (33,3%) e Cuca (55,6%).
Após um início de ano conturbado, com eliminações no Campeonato Paulista para o Mirassol, na fase de grupos da Libertadores e na Sul-Americana para o Lanús, o time parece ter encontrado novamente o seu futebol.
A volta por cima: Arboleda e Bruno Alves
Os dois zagueiros foram os pilares do Tricolor em 2019, mas caíram de rendimento em 2020 e deixaram de ser unanimidades. A dupla foi sensação em 2019, juntos deixaram o São Paulo com a melhor defesa do campeonato: foram 30 gols sofridos em 38 jogos disputados. Neste ano, eles começaram como titulares, mas viveram momentos de instabilidade e perderam prestígio com Fernando Diniz em determinado momento da temporada.
Após a partida contra o Mirassol pelas quartas de final do Campeonato Paulista, junto a irregularidade no Brasileirão, Fernando Diniz foi obrigado a modificar a defesa. Léo e Diego Costa começaram a se destacar no jogo após jogo e se tornaram a esperança do São Paulo para retomar os caminhos das vitórias na temporada.
Depois das sete partidas sem vitórias no Campeonato Brasileiro e na Libertadores, Bruno Alves retornou ao time titular ao lado de Diego Costa e a parceria rendeu bons momentos, como a classificação para as semifinais da Copa do Brasil e a consolidação do time na briga pelo título do Brasileirão.
Porém, Diego Costa teve uma queda de rendimento e deu lugar a Léo no time titular. Diego ainda jogou contra o Ceará, mas cumpriu suspensão na partida seguinte, abrindo espaço novamente para Arboleda, que na partida contra o Bahia foi um dos melhores em campo. Além da segurança na defesa, fez o segundo gol da vitória por 3 a 1.
Grande fase de Reinaldo
Líder de assistências, Reinaldo vive melhor fase no São Paulo. O Lateral-esquerdo completou 250 jogos pelo Tricolor no último sábado, contra o Bahia. Com seis gols, o lateral-esquerdo já igualou 2019, seu ano com mais gols no Tricolor, e atualmente é o líder de assistências do elenco (11).
Na vitória por 3 a 1 sobre o Bahia, ele participou diretamente dos três gols (dois de Luciano e um de Arboleda) e foi elogiado. Durante o período em que o São Paulo acumulou a eliminação no Campeonato Paulista e fez um início ruim de Campeonato Brasileiro, Reinaldo foi um dos principais alvos da torcida. O pedido era que Léo assumisse a posição.
Porém, o técnico Fernando Diniz apostou na permanência do lateral como titular e passou a utilizar Léo como zagueiro pelo lado esquerdo do campo. O jogador perdeu a posição para Bruno Alves, e Reinaldo seguiu no time titular. Nas últimas partidas ele tem provado seu lugar, ofensivamente é muito bom, seu problema é quanto a marcação e recomposição.
Próximos desafios
O clube possuí um dos melhores desempenho como visitante. Atrás apenas do Flamengo, mas se vencer contra o Goiás, além de ultrapassar o rubro negro assume também a liderança do Brasileirão.
O jogo deveria ter acontecido na abertura do campeonato, em agosto, mas foi adiado em cima da hora por causa de um surto de Covid-19 no elenco do Goiás. Naquele dia, o São Paulo chegou a entrar em campo para a partida antes de ela ser adiada.
Em caso de triunfo, o Tricolor vai aos 22 pontos conquistados como visitante e ultrapassa o Flamengo, que soma 19. O aproveitamento da equipe comandada por Fernando Diniz pode ir aos 61,1%, contra 60,6% do clube carioca.
Os últimos dois jogos do São Paulo foram fora de casa, com um empate diante do Ceará e vitória contra o Bahia, por 3 a 1. Até aqui são cinco vitórias quatro empates e duas derrotas – as únicas em todo o torneio.
O técnico Fernando Diniz, após dois meses, terá todos os seus principais jogadores à disposição. Bruno Alves, cortado das duas últimas partidas por precaução, por ter mantido contato com uma pessoa diagnosticada com Covid-19, pode voltar. Diego Costa, suspenso contra o Bahia, também.
No fim de semana, o São Paulo encerra maratona de três jogos fora e recebe o Sport, no Morumbi, pela 24ª rodada. Se vencer os dois jogos e chegará aos 47 pontos.
Quem você acha que leva o Brasileirão 2020? Conta pra gente! Não esqueça de escalar seu time no SPM 365