A história do futebol brasileiro começou em 1985, quando os ingleses trouxeram o esporte para o país. Mas você sabe quais foram os primeiros clubes oficiais de futebol no Brasil? Confira

Como em muitos países, o futebol chegou ao Brasil nos pés de ingleses expatriados. No Brasil, é amplamente considerado que o pai do futebol foi Charles Miller, o filho de um empregado de uma empresa ferroviária.

Miller, que era nascido no Brasil, foi à Inglaterra para estudar na Banister Court School. Lá, se tornou um admirador do futebol e quando retornou ao Brasil, em 1894, trouxe com ele duas bolas na mala.

Sport Club Rio Grande

A primeira agremiação esportiva, ainda em atividade, do Brasil foi o Sport Club Rio Grande. Foi fundado em 19 de julho de 1900, 11 dias antes da Ponte Preta. Suas cores são o verde, vermelho e amarelo, em referência à bandeira do estado do Rio Grande do Sul.

No fim do século XIX, o futebol era pouco conhecido no Brasil. Um grupo de descendentes de Albion resolveu iniciar a prática do esporte, fundando um clube na cidade de Rio Grande. As primeiras jogadas foram realizadas na rua e as dificuldades a serem vencidas eram muitas. Até mesmo a bola era importada da Inglaterra, pois não existiam fábricas no continente.

Assim surgiu o clube que, mais tarde, se tornaria o mais antigo ainda em atividade no Brasil: o Sport Club Rio Grande. Embora a data de fundação seja 19 de julho de 1900, o clube já jogava desde 1898.

Associação Atlética Ponte Preta

A Associação Atlética Ponte Preta é uma agremiação esportiva brasileira da cidade de Campinas, interior do estado de São Paulo. Foi fundada em 11 de agosto de 1900 por um grupo de estudantes e suas cores são preto e branco.

É o time mais antigo do estado de São Paulo e o segundo clube mais antigo do Brasil, sendo também um dos times pioneiros do futebol nacional a contar com jogadores negros em seu elenco, o que então destoava do elitismo do esporte em seus primórdios.

O surgimento da Ponte Preta está diretamente ligado ao crescimento e desenvolvimento da cidade de Campinas. Por volta de 1860, o bairro que hoje abriga a sede da Ponte Preta era conhecido como Bairro Alto, que se estendia desde o Largo do Tanquinho (hoje Largo do Pará).

Em 1870, deu-se início à construção da Ferrovia Paulista, indo de Jundiaí a Campinas. A instalação dos trilhos requisitava a construção de uma ponte. A ponte era de madeira, e para melhor conservação, tratada com piche. Assim, enegrecida, surgiu a Ponte Preta. A partir daí, a região em torno da ponte virou o Bairro da Ponte Preta, em 1872.

Fluminense Football Club

Fluminense Football Club é uma agremiação poliesportiva e cultural sediada no bairro de Laranjeiras, Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, fundada em 21 de julho de 1902.

Um dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, o Fluminense é o clube que mais disputou campeonatos estaduais no Brasil, tendo sido a sua primeira participação em 1906, e a de 2020 a sua 116ª. O primeiro jogo foi disputado em 19 de outubro de 1902, contra o Rio Football Club, no campo do Payssandu, em Laranjeiras, com vitória do Fluminense por 8 a 0.

O tricolor inicialmente não possuía o vermelho, verde e branco. Inicialmente as cores do clube eram cinza e branco, porém devido à dificuldade de conseguir tecido na cor cinza, uma votação foi feita e decidiram trocar o cinza e branco pelas cores atuais do tricolor.

Esporte Clube Vitória

O Esporte Clube Vitória é um clube multiesportivo brasileiro, sediado na cidade de Salvador, no estado da Bahia. Foi fundado em 13 de maio de 1899 com o nome de Club de Cricket Victoria, mudado para Sport Club Victoria quando em 1902 teve inaugurado seu departamento de futebol e, finalmente, para o atual nome em 1946. Suas cores são o vermelho e o preto, seu mascote é o Leão.

Foi o primeiro clube social nacional ser fundado apenas por brasileiros, antes dele, a grande maioria tinha sido fundado por estrangeiros residentes no Brasil, ou eram mistos entre brasileiros e estrangeiros.

O Vitória nasceu da iniciativa pioneira dos irmãos Artur e Artêmio Valente juntamente com outros dezessete jovens companheiros. Vindos de uma tradicional família baiana, adquiriram o gosto pelo cricket na Inglaterra, onde estudavam. Ao retornar ao Brasil, trouxeram na bagagem a paixão pelo esporte.

Porém o esporte era restrito aos imigrantes ingleses, e os brasileiros se quisessem participar, tinham que ser gandulas. Então cansados da discriminação alguns jovens se reuniram e deram origem ao Vitória como uma agremiação multiesportiva, onde todos poderiam participar.

Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense é um clube de futebol brasileiro da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, fundado em 15 de setembro de 1903. Suas cores são azul, preto e branco.

É o primeiro clube fora do Sudeste a conquistar títulos de dimensão continental e mundial, sendo campeão da América e do Mundo em 1983.

O primeiro jogo do clube ocorreu em 6 de março de 1904, contra o FussBall Club Porto Alegre, fundado no mesmo dia que o Grêmio. Em uma jornada dupla (dois jogos na mesma tarde), o Grêmio garantiu as suas duas primeiras vitórias, vencendo ambas por 1 a 0.

O clube já revelou vários futebolistas de renome internacional ao longo de sua história, como Lucas Leiva, Emerson, Douglas Costa, Renato Portaluppi, Ânderson Polga e Ronaldinho Gaúcho.

Qual clube fez mais a diferença na história do futebol brasileiro? Conta pra gente!