Barça e Real disputam o campeonato espanhol ponto a ponto e vagas da Europa League e da Champions ainda bastante indefinidas. Sete pontos separam os 5 últimos colocados.

Liderança

A 11 jogos do fim do campeonato, os gigantes Barça e Real mostram uma boa vantagem em relação aos demais concorrentes. Com 58 pontos, os catalães estão na liderança, mas precisam ter atenção porque o Real Madrid vem logo atrás com 56.

Contudo, na rodada de reestreia da La Liga, acreditamos que não haverá mudanças nas posições desses times. Os blaugranas enfrentarão o Mallorca, 18º colocado que briga contra o rebaixamento, enquanto os merengues recebem o Eibar, que também está ameaçado. Assim, se der a lógica, tanto Barça quanto Real sairão de campo com mais três pontos na conta.

E não dá pra falar de Barça sem falar de Messi, não é? Ele é o jogador que mais desequilibra ofensivamente no campeonato espanhol e isso não é nenhuma novidade. O gênio argentino tem 19 gols e 12 assistências em 22 jogos, o que dá uma participação em gol a cada 61 minutos jogados – isso sem contar as 22 chances de gol que ele já criou. Nas principais ligas europeias, nenhum jogador tem números parecidos. Será que “La Pulga” vai conduzir o

Champions e Europa League

Hoje, Sevilla e Real Sociedad, com 47 e 46 pontos, respectivamente, fecham o G4 que disputará a próxima Champions League (seja lá quando ela for acontecer). Ambas as equipes têm tido uma campanha regular, com presença entre os 7 primeiros colocados em praticamente todas as rodadas.

Mas, se por um lado há poucas chances de alguém incomodar os dois maiores clubes da Espanha, a briga pelas vagas nas competições continentais está aberta e promete emoção. Getafe, Atlético de Madrid e Valencia, atualmente donos das vagas para a Europa League, já passaram da casa dos 40 pontos e têm potencial para buscar um lugar na Champions também.

O Atlético, comandado por Simeone, vem decepcionando, já que, no papel, o time é a terceira força do campeonato espanhol e ostenta um modesto sexto lugar na tabela – mas vale lembrar que, com o elenco atual, seria bastante difícil fazer frente a Real e Barça.

Por outro lado, Getafe e Valencia merecem destaque pela boa evolução ao longo do campeonato. Ambas as equipes não conseguiram emplacar uma boa sequência de jogos nas primeiras rodadas e flutuaram bastante na tabela: o Getafe, que chegou a estar em 18º, entrou para o G7 somente na 12ª rodada e o Valencia, que esteve em 16º, chegou ao G7 na rodada 19.

Z3

Hoje, os rebaixados são Mallorca (18º), Leganés (19º) e Espanyol (20º), mas a disputa para fugir da zona da degola está 100% aberta, já que apenas 7 pontos separam o lanterna do Eibar, o 16º na classificação da La Liga. Como não sabemos como as equipes vão se comportar nas primeiras rodadas após o retorno, pode ser que aconteçam mudanças na classificação – e isso vale para a parte de cima da tabela também.

Já pensou em aproveitar a volta do campeonato espanhol para fazer uma grana extra? Escale seu time no SPM 365 e teste seus conhecimentos sobre a La Liga!

Cadastre-se grátis no SPM365