O futebol é um jogo de equipe, mas com certeza o arqueiro tem uma posição especial e é uma das peças mais importantes em uma partida. Fizemos uma lista dos cinco melhores da atualidade, confira!

Alisson Becker

Alisson.

Alisson Ramses Becker, nasceu em Novo Hamburgo em 1992. Ele é um futebolista brasileiro que atua como goleiro. Atualmente joga pelo Liverpool.

Ao se transferir para o clube inglês, Alisson se tornou o goleiro mais caro da história, na época (72,5 milhões de euros) ultrapassando Buffon quando se transferiu para a Juventus.

Em 2019, Alisson recebeu os prêmios de Luva de Ouro da Premier League, Melhor Goleiro da Copa América, Melhor Goleiro da UEFA, Melhor Goleiro do Mundo FIFA e o Troféu Yashin – Melhor Goleiro do Mundo pela France Football, além de conquistar o troféu Samba de Ouro, dado ao melhor jogador brasileiro que atua na Europa.

Jan Oblak

Jan Oblak.

Nascido em Škofja Loka, Eslovénia, Oblak se mudou aos 10 anos de idade para o NK Olimpija Ljubljana. Clube esse no qual estreou profissionalmente na temporada 2009/10, aos 16 anos. Em 2010 foi contratado pelo Benfica e para ganhar experiência foi emprestado ao Beira-Mar, depois Olhanense, em seguida União de Leiria e por último ao Rio Ave.

Retornou Benfica em 2013 e suas boas atuações lhe renderam o prêmio de Melhor Goleiro do Ano da Primeira Liga em 2014. Em 2014 transferiu-se para o Atlético de Madrid, mas só assumiu a titularidade em definitivo em março de 2015 com a lesão de Miguel Moyà.

Em maio de 2016, Oblak salvou o pênalti de Thomas Müller na Allianz Arena na segunda partida das semifinais da Champions e, embora o Atlético tenha perdido a partida por 2×1, avançou para a final pelo critério de gols fora.

Desde então o goleiro vem se destacando na equipe e tornou-se o vice-capitão da equipe. Em 11 de março de 2020, após a vitória do Atlético por 3×2 sobre o Liverpool, pelas oitavas-de-finais da Champions League, Oblak recebeu o prêmio de Homem do Jogo pela UEFA, depois de fazer nove defesas, ajudando os colchoneros a progredir na competição.

Na temporada nacional atual, o Atlético tem a defesa menos vazada do campeonato, em boa parte pela atuação excepcional do goleiro.

Marc-André ter Stegen

Marc-André ter Stegen.

Integrou o Borussia Mönchengladbach desde as categorias de base. Estreou na Bundesliga em 10 de abril de 2011 em partida contra o Colônia, tinha dezoito anos de idade e nos anos seguintes assumiu a titularidade da equipe.

Em 2014, foi anunciado oficialmente como jogador do Barcelona e dividiu a titularidade com Claudio Bravo: enquanto o alemão atuava na Copa do Rei, e o chileno na La Liga. Em 2016 assumiu a titularidade da equipe. Além de atuar pelo time espanhol, também joga pela seleção Alemã, mas é reserva de Manuel Neuer.

Junto ao Barcelona venceu 4 La Liga, 4 Copa do Rei, uma Champions League e um Mundial.

Hugo Lloris

Lloris.

Lloris começou sua carreira no clube da cidade natal, o Nice. Depois de se destacar no clube por três temporadas, em meio a interesse de vários outros clubes, especialmente o Milan, Lloris transferiu-se para o Lyon, então pentacampeão da Ligue 1. O goleiro atualmente joga pelo Tottenham, da Inglaterra.

Conquistou vários prêmios nacionais em sua primeira temporada com o Lyon, e na sua segunda temporada passou a ser ainda mais conhecido internacionalmente devido às suas boas atuações na Liga dos Campeões, onde o Lyon chegou às semifinais pela primeira vez.

Ajudou a França a se classificar para a Copa do Mundo de 2010 e foi aplaudido pela imprensa por sua atuação em duas partidas contra a Irlanda nas eliminatórias. Ele assumiu a posição de capitão na seleção pela primeira vez em 2010 e desde fevereiro de 2012 é o capitão da seleção Levou sua Seleção às quartas-de-final da Euro de 2012 e da Copa do Mundo 2014, ao vice-campeonato na Euro 2016 e foi titular durante toda a Copa do Mundo de 2018, em que a França conquistou o seu bicampeonato mundial.

É considerado um dos melhores goleiros do mundo na atualidade, pois possui um excelente tempo de reação e é ótimo no um-contra-um.

Manuel Neuer

Manuel Neuer.

Manuel Peter Neuer atualmente defende o Bayern de Munique e a Seleção Alemã. Conhecido mundialmente por suas excelentes habilidades à queima-roupa, força, precisão na distribuição da bola, comando da movimentação na área e um estilo flexível e rápido de jogo que antecipa os atacantes adversários, é considerado por muitos como o melhor goleiro de todos os tempos.

Neuer fez parte a Seleção Alemã que venceu a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. Considerado o melhor goleiro da temporada de 2013, 2014, 2015 e 2016 pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), também levou título de melhor goleiro da Copa.

Manuel é conhecido por ser um goleiro que também atua como líbero, constantemente saindo de sua posição e se adiantando para surpreender o ataque adversário.

Para além, ele foi contemplado com o FIFA The Best de melhor goleiro do mundo em 2020. Junto ao Bayern, no último ano foi vencedor da Bundesliga, da Champions League e do Mundial.

Quem você acha que é o melhor? Não esqueça de escalar seu time no SPM 365!