Confira como foi a temporada 2019/20 da Bundesliga que teve o Bayern de Munique como campeão.

A 57ª edição da primeira divisão do campeonato alemão aconteceu entre 16 de agosto de 2019 até 27 de junho de 2020. O Bayern de Munique conseguiu o inédito octacampeonato ao vencer o Werder Bremen fora de casa por 1 a 0.

Em 13 de março de 2020, a DFL (Liga de futebol da Alemanha), suspendeu os jogos do campeonato devido ao Surto de COVID-19 na Alemanha. A paralisação durou até 16 de maio, quando o governo alemão deu autorização para o retorno da liga, que foi a primeira grande liga de futebol da Europa a voltar as atividades.

Diferente de outras competições, a Bundesliga conta com 18 times que disputam jogos de ida e volta no sistema de pontos corridos. Os três primeiros colocados garantem a vaga na UEFA Champions League e o 4º colocado garante uma vaga na fase preliminar da competição europeia. O 5º e 6º colocado se classificam à UEFA Europa League.

Na parte de baixo da tabela, os dois times com o pior rendimento são rebaixados para a Bundesliga 2. Nesta temporada os times rebaixados foram: Hannover 96 e Nümberg. O 16º colocado e o terceiro colocado da Bundesliga 2 disputam play-offs para ver qual disputará a temporada seguinte na elite do futebol alemão. Quem irá disputar a vaga este ano é o Stuttgart, 16º colocado e o Union Berlin, 3º colocado da segunda divisão.

Estatísticas

Muitos jogadores se destacaram na temporada, segue a lista dos maiores goleadores e dos maiores garçons:

Artilheiros

JogadorEquipeGols
Robert LewandowskiBayern de Munique34
Timo WernerRB Leipzig28
Jadon SanchoBorussia Dortmund17
Wout WeghorstWolsfburg16
Rouwen HenningsFortuna Düsseldorf17

Assistências

JogadorEquipeAssistências
Thomas MüllerBayern de Munique21
Jadon SanchoBorussia Dortmund16
Christopher NkunkuRB Leipzig13
Thorgan HazardBorussia Dortmund13
Filip KosticEintracht Frankfurt11

Campanha Bayern de Munique

Já montou seu time no SPM 365? Escale agora!

A equipe octacampeã alemã abriu 13 pontos de vantagem sobre o vice-líder Borussia Dortmund e se tornou campeão da competição pela 29ª vez, a oitava de maneira consecutiva. O Bayern superou a marca dos 100 gols na temporada, com 26 vitórias, quatro empates e apenas quatro derrotas.

A conquista do clube bávaro mostra mais uma vez sua dominância no país. COm 29 títulos, o time possui 24 troféus a mais que os segundos maiores vencedores, o Borussia Dortmund e o Borussia Monchengladbach, ambos com cinco campeonatos.

Apesar da campanha brilhante, por um momento, no final do primeiro turno, a sequência de títulos parecia correr perigo. O RB Leipizig fechou como líder, seguido de perto pelo Borussia Monchengladbach e, só depois o Gigante da Baviera. Porém após a saída de Niko Kvac como técnico e a entrada de Hansi Flick, não teve para ninguém.

Em 22 jogos, o ex-interino terminou a Bundesliga com 19 vitórias, um empate e duas derrotas, uma campanha virtualmente impecável, especialmente no segundo turno, onde o Bayern não teve derrotas e, depois da retomada do futebol pós-paralisação, deixou o Borussia para trás e mostrou que, a hegemonia do time na Alemanha ainda continua intacta.

Agora, o próximo desafio do Bayern é tentar levar a sua soberania nacional para fora de seu país: o clube só venceu uma Liga dos Campeões na década, justamente sobre seu rival alemão Borussia Dortmund. Com uma campanha invicta nessa edição do torneio continental e praticamente garantido nas quartas de final, o clube bávaro vem forte para mostrar que pode mandar em toda a Europa.

O que você achou do campeonato alemão? Ficou satisfeito como resultado? Aproveite e escale seu time no SPM 365!