O SPM 365 fez uma análise dos 4 principais campeonatos europeus para você ficar por dentro dos destaques de 2019 e saber o que esperar da segunda metade da temporada.

Premier League (campeonato inglês)

À frente do Liverpool desde 2015, Klopp vem desenvolvendo um trabalho excelente e hoje colhe os frutos. O time é bastante consistente e tem peças de igual importância em todos os setores do campo.

Depois do título mundial e ainda invicto na Premier – com um aproveitamento de 96,49% – parece que finalmente os Reds vão ser campeões e não poderão ser mais chamados de Looserpool pelos rivais.

O Leicester vem de uma crescente boa em relação ao ano passado, mas foi massacrado pelo Liverpool na penúltima rodada e é seguido de perto pelo City. A raposa inglesa deve conseguir vaga na Champions.

O Chelsea é quem fecha o G4 inglês. Hoje, precisa ter mais consistência de jogo se quiser abrir vantagem sobre Man United e Tottenham, que estão na cola.

Os Wolves também podem atormentar ainda mais a briga pelas vagas na competições continentais. Com os mesmos 30 pontos do Tottenham e e 7º lugar, fizeram uma belíssima exibição diante do Liverpool e, apesar da derrota, mostraram que têm qualidade de jogo para enfrentar qualquer time da Premier de igual para igual. Resta saber se conseguirão manter esse nível até o fim da temporada.

O Sheffield United é a surpresa da temporada. Dos que subiram no último ano, é o único que não tá na zona de rebaixamento. E mesmo tendo conquistado 1 dos últimos 6 pontos disputados, está somente a 2 pontos de distância da vaga na Liga Europa.

Ligue 1 (campeonato francês)

Ver o PSG na ponta com uma vantagem considerável para o vice-colocado é algo recorrente no campeonato francês e nesse temporada não tem sido diferente.

O time do Parque dos Príncipes lidera com 45 pontos de 54 disputados – 83% de aproveitamento – e tem 7 de margem para o Olympique, que aparece logo em segundo.

O Mônaco vai mal pela tradição que tem, mas em relação à ultima temporada faz um trabalho espetacular. Depois de se salvar do rebaixamento nas rodadas finais em 18/19, podemos dizer que o time se recuperou bem com o 7º lugar que tem hoje.

O Lyon faz uma campanha bastante abaixo do habitual. Acostumado a lutar pelas primeiras posições (há pelo menos 10 termina entre os 5 melhores), a equipe faz uma campanha medíocre na temporada atual e tem, até então, apenas 26 pontos.

Mas nem tudo está perdido: apenas 6 pontos separam o 4º do 14º colocado (é isso mesmo). Isso significa que em 2 ou 3 rodadas podemos ter grandes modificações na tabela, então quem quiser brigar pela vaga da Europa League vai precisar fazer o dever de casa.

La Liga (campeonato espanhol)

Que Barcelona e Real Madrid seriam os dois primeiros na metade do campeonato ninguém duvidava. Com uma vantagem de apenas 2 pontos (39 vs 37), os catalães estão no topo da tabela mas não podem bobear.

Até porque o Sevilla (3º), que tem conseguido fazer frente ao Atletico de Madrid (4º), aparece com 34 pontos (5 a menos que o líder). O time não vai para a Champions desde a temporada 16/17, quando terminou em 4º, então pode ser que o clube quebre esse jejum.

Do 5º ao 10º, tem só 6 pontos de diferença, então as coisas por ali podem mudar com bastante facilidade. Mas, por enquanto, Real Sociedade e Getafe estão levando as vagas da Liga Europa.

O Espanyol fica como a surpresa negativa da temporada. No ano anterior, conseguiu uma vaga para as qualificatórias ao terminar o campeonato em 7º, mas hoje, segura a lanterna do campeonato. Leganés e Celta de Vigo completam o Z3 espanhol.

Serie A (campeonato italiano)

A Juventus foi a campeã nos últimos 8 anos e continua no topo. Com 42 pontos, é a vice-líder atrás da Inter, que tem a mesma quantidade de pontos conquistados mas leva vantagem nos critérios de desempate.

O Milan, que em tese seria a terceira força da Itália, não monta um time competitivo há muito tempo (que saudade daquele esquadrão com Pirlo e companhia!) e hoje está em 11º – mais perto do Z3 do que do G4. E, infelizmente, os rossoneri não parecem ter muitos motivos pra acreditar que o time vai voltar aos tempos áureos da década passada.

O Atalanta é um clube que vem de uma crescente nas últimas 3 temporadas desde a chegada de Gian Piero Gasperini ao comando da equipe. A nossa aposta é de que o clube tricolor, hoje em 5º, vai conquistar mais uma vaga na Champions League e, no pior dos cenários, pega a vaga das qualificatórias para a Liga Europa.

A Fiorentina não vai bem desde 15/16, quando ficou em 5º. Hoje, amarga a 15ª colocação e está somente a 3 pontos do Z3 do Calcio.

O Napoli, desde o início da “era da velha senhora”, foi o time que mais ficou no G4: 4 vices e 2 terceiros lugares, sendo 3 vices e 1 terceiro lugar nos últimos 4 anos. Entretanto, o time caiu de produtividade na temporada atual e ocupa a modesta 8ª colocação. Sendo otimista, pode conseguir uma vaga na Liga Europa.

O que você achou dessa primeira metade dos campeonatos europeu? Conta aí pra gente nos comentários e lembre-se de escalar seu time nos nossos torneios!

Cadastre-se grátis no SPM365