O futebol brasileiro tem uma grande dominância dos times do sudeste e do sul, porém este ano no Brasileirão, os times nordestinos ganharam mais espaço e mostraram que não vieram para brincadeira.

 

Clubes Nordestinos na Série A

Apesar do bom desempenho dos times, o nordeste está longe de ter a representatividade que teve na década de 60, com 9 times disputando o título de campeão brasileiro.

Porém, com maior destaque na mídia e com campanhas regulares, os clubes nordestinos estão conquistando um espaço muito importante e garantindo representatividade de uma parte tão grande do Brasil.

Com o acesso do CSA e do Fortaleza a elite do futebol brasileiro, o nordeste agora passou a ter 4 representantes na série A do Brasileirão, eles são: Bahia, Ceará SC, CSA e Fortaleza.

O futebol alagoano tem seu primeiro representante na série A depois de 32 anos, a última vez tinha sido justamente o CSA em 1986. A classificação do clube para disputar a série A foi decidida na última rodada da série B, no último jogo veio um alívio, o CSA venceu o Juventude por uma goleada de 4×0, garantindo sua passagem para cabeceira do futebol brasileiro.

O Fortaleza em 2018 completou cem anos de existência e junto a celebração conseguiu sua maior conquista até então: o título de Campeão Brasileiro da Série B. Em uma campanha memorável, o tricolor de aço conseguiu o melhor desempenho no início da competição na era dos pontos corridos, com sete vitórias e dois empates, obtendo 88,89% de aproveitamento, batendo até mesmo as campanhas da Série A.

Em 2019 o clube conquistou o Campeonato Cearense de Futebol, após dois anos, vencendo o maior rival Ceará SC por 3×0 no agregado. Ainda foi campeão do campeonato regional Copa do Nordeste, conseguindo a “tríplice coroa” no ano do centenário.

O Ceará SC conquistou seu lugar na Série A em 2018, o clube ficou na terceira colocação na Série B em 2017, atrás apenas do campeão América-MG e do Internacional. Em 2018 teve uma campanha regular no Brasileirão e ficou com a 15ª colocação.

Neste ano o clube se encontra na 12ª posição, conseguindo até agora a classificação para a Copa Sul-Americana e colado no Grêmio, que está na 11ª colocação.

O Bahia vem fazendo uma campanha invejável este ano. O clube briga na ponta da tabela por uma classificação para a Libertadores e, no atual momento, o clube está na 7ª colocação, com uma quantidade de pontos muito próxima a times de muita tradição, como por exemplo Internacional e São Paulo.

Para mais, o segundo lugar na artilharia do campeonato pertence ao atacante Gilberto, ao todo são 8 gols em 18 rodadas, só perde em números de gols para o atacante flamenguista Gabriel Barbosa.

Além do bom desempenho no Brasileirão, o Bahia fez uma ótima campanha na Copa do Brasil. O clube nas oitavas de final enfrentou São Paulo e conseguiu a classificação para as quartas. Porém foi eliminado pelo Grêmio em duas partidas de tirar o fôlego. 

Por mais que a atuação de alguns times nordestinos tenham ganhado maior evidência, o caminho ainda é longo. O nordeste abrange nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Dentre estes apenas três possuem representantes na Série A, enquanto outros Estados, como São Paulo, por exemplo, possuí 4.

Claro que as realidades entre clubes são muito diferentes, porém é preciso apreciar a crescente do futebol nordestino e, entender que cada vitória é mais que apenas os três pontos, mas mais evidência e representatividade para essa parte tão importante do nosso futebol.

Para você o futebol nordestino está ganhando forças? Não deixe de escalar seu time para a próxima rodada!

Cadastre-se grátis no SPM365