O “Rei” Pelé contra o “D10s” Maradona, esse é o eterno debate que abala o mundo do futebol há três décadas. Afinal, na disputa entre os dois maiores craques, dá para escolher um só?

Não eram rivais diretos, mas a percepção de ser o melhor absoluto foi algo que significou muito para os dois sul-americanos. Muito antes de ser Messi ou Cristiano Ronaldo, o debate sobre qual jogador é o melhor de todos os tempos foi dominado por Pelé e Diego Maradona.

Os feitos de Pelé pelo Brasil e pelo Santos rendeu o apelido de Rei. Ajudou a Seleção a iluminar o mundo do futebol do final dos anos 1950 ao início dos 1970. Já Maradona fez seu nome entre as décadas de 1980 e 1990. Mesmo não sendo contemporâneos no esporte, isso não impediu as comparações.

As estatísticas são métricas importantes, mas nesse duelo é preciso ter em mente que elas nem sempre contam a história completa. Por isso, fizemos um comparativo entre aspectos de cada um, e no final a decisão é sua. Quem é o maior?

Gols pelo clube

Pelé era um atacante avançado, já Maradona era um meia ou atacante que se infiltrava que para iniciar os ataques. A comparação entre gols dos dois é difícil de ser precisa, uma vez que existem relatórios conflitantes sobre o número de gols de Pelé, mas é possível ver a diferença entre os dois.

O argentino marcou mais de 300 gols pelos clubes nos quais jogou, já o brasileiro estima-se tenha marcado cerca de 700 gols. Maradona também atuou em uma maior variedade de ligas, jogando pelo Argentinos Juniors, Boca Juniors, Napoli e Barcelona entre outros. Pelé, por outro lado, passou a maior parte de sua carreira no Brasil com o Santos, apenas nos dois anos finais foi para os EUA, jogar com o New York Cosmos.

Maradona no Boca Juniors.

Deve-se reconhecer que Maradona teve que navegar seu caminho na Serie A italiana, que estava repleta de clubes que eram conhecidos por sua atuação defensiva, e na Primera Division da Espanha, que na época apresentava vários defensores notoriamente difíceis.

Gols pela Seleção

Ambos atuaram por suas respectivas seleções o mesmo número de vezes: 91 partidas. O recorde de gols de Pelé pelo Brasil é muito superior ao de Diego Maradona pela Argentina. O brasileiro marcou 77 gols pelo seu país ao longo de sua carreira internacional, enquanto Maradona balançou a rede 34 vezes.

Os dois jogadores jogaram o mesmo número de jogos, o que enfatiza a superioridade de Pelé no placar, com o brasileiro tendo um recorde de gols por jogo de 0,84 contra 0,37 de Maradona.

Pelé na Seleção Brasileira.

Claro, é preciso destacar novamente que Pelé e Maradona jogaram em posições diferentes, com Pelé muitas vezes implantado em uma posição mais avançada, enquanto Maradona era muito mais um craque tradicional.

Copa do Mundo

Pelé fez parte de três times vencedores da Copa do Mundo (1958, 1962, 1970), enquanto Maradona ganhou o título apenas uma vez (1986), embora tenha perdido na final em 1990. Ambos os jogadores participaram de quatro torneios da Copa do Mundo, com Maradona fazendo mais aparições no geral. A lesão reduziu o envolvimento de Pelé na Copa do Mundo de 1966, o que afetou sua contagem.

No entanto, apesar de jogar menos partidas, Pelé marcou mais gols que Maradona na Copa do Mundo, com 12 gols em 14 jogos (incluindo gols nas finais de 1958 e 1970). Maradona marcou oito gols em 21 jogos da Copa do Mundo, incluindo quatro na bem-sucedida campanha da Argentina em 1986, mas nunca na final.

Número de títulos

Pelé ganhou mais títulos que Maradona durante sua carreira de jogador. Além de três Copas do Mundo, o brasileiro conquistou a Copa Libertadores duas vezes com o Santos, além de duas Copas Intercontinentais e uma Supertaça Intercontinental.

Ganhou seis títulos do Brasileiro com o Santos e o NASL Bowl com o New York Cosmos. Pelé também tem 10 títulos do Campeonato Paulista e quatro do Torneio Rio-São Paulo.

Maradona teve certo sucesso na Argentina, Espanha e Itália, com seu período de maior sucesso vindo do Napoli, onde conquistou dois títulos da Série A, uma Coppa Itália, Supercoppa Italiana e a Taça UEFA. No Barcelona, ​​o argentino venceu a Copa del Rey, a Copa de la Liga e a Supercopa de España, enquanto no Boca venceu a Primera Division Metropolitano da Argentina.

Maradona e Pelé sentados juntos em uma rede.

Prêmios individuais

Há muito pouco entre Pelé e Maradona quando se trata de prêmios individuais. Os dois jogadores conquistaram a Bola de Ouro da Copa do Mundo e dividiram o prêmio de Jogador do Século da FIFA. A France Football conferiu a cada jogador uma Bola de Ouro honorária, mas Pelé foi retrospectivamente considerado o ‘vencedor alternativo’ de sete bolas de ouro em 2016, enquanto Maradona foi o ‘vencedor alternativo’ duas vezes.

Maradona foi eleito duas vezes o Futebolista Sul-Americano do Ano e Pelé nunca teve a homenagem porque a premiação só começou na década de 1970. Além de ter conquistado a Bola de Ouro em 1970, Pelé foi eleito o melhor jogador do antigo Campeonato Sul-Americano (atual Copa América) em 1959.

Apesar da rivalidade entre eles e as constantes troca de farpas, Maradona e Pelé nunca foram inimigos e possuíam admiração mútua. Após a morte de Maradona, Pelé se pronunciou nas suas redes sociais:

A discussão é longa, mas para você quem foi o maior jogador? Não esqueça de escalar seu time no SPM 365!