Confira as expectativas da nossa redação para os principais campeonatos estaduais do Brasil!

Rio de Janeiro

Dos estaduais do SPM 365, o campeonato carioca foi o primeiro a começar e teve jogos ainda em 2019: a rodada preliminar, na qual se classificaram Portuguesa e Macaé.

Na primeira rodada, só o Fluminense venceu entre os grandes e foi uma vitória apertada com um gol de Nenê no fim do embate contra o Cabofriense. Flamengo e Vasco empataram sem gols, enquanto o Botafogo foi derrotado pelo Volta Redonda.

Muito provavelmente, o Flamengo de Jorge Jesus vai se destacar na competição. O time rubro-negro, além de manter seus principais nomes, trouxe alguns outros reforços para fortalecer o elenco e seus principais rivais não possuem equipes tão bem estruturadas.

Mineiro

O Cruzeiro passa pelo pior momento de sua história. Além de uma dívida praticamente impagável, a queda para a Série B provocou uma redução brusca na receita do clube, que viu boa parte de seu elenco se desmanchar.

A torcida, então, precisará confiar nos remanescentes da última temporada (como o zagueiro Léo e o goleiro Fábio) e na garotada que subiu da base. Se Adilson Batista conseguir desenvolver um bom trabalho à frente do time celeste, pode ser que o time enfrente o rival Galo de igual para igual, mas acreditamos que isso seja pouco provável.

O Atlético-MG, depois de uma certa demora, anunciou sua principal contratação para 2020: o técnico venezuelano Rafael Dudamel. Hyoran também veio de empréstimo do Palmeiras e o volante Allan foi adquirido junto ao Liverpool depois de uma queda de braço com o Fluminense.

Devido à crise do Cruzeiro, o Galo vem como o favorito para o título.

Paulista

São Paulo e Palmeiras tentam acabar com o jejum de 15 e 12 anos, respectivamente sem ganhar o estadual. Santos e Corinthians, campeões em 9 das últimas 10 edições (5 títulos para o Peixe e 4 para o Coringão), tentam manter a hegemonia.

Todos os 4 grandes paulistas fizeram uma boa temporada ano passado e conseguiram se classificar para a Libertadores, então a expectativa que fica é de um campeonato com forte protagonismo dos 4 maiores do estado. Não seria nenhuma surpresa se as semifinais do ano passado se repetissem.

Mas o Bragantino, depois de ser comprado pela Red Bull, é um bom candidato a ir longe no paulistão também.

Gaúcho

O Grêmio teve uma temporada de destaque em 2019. Nem mesmo a derrota histórica por 5×0 na semifinal da Libertadores para o Flamengo apaga a consistência que o time de Renato Gaúcho mostrou ao longo do ano passado.

Em 2020, o tricolor reforçou sua defesa com o goleiro Vanderlei, o rei das defesas difíceis do Brasileirão, além de David Braz e Victor Ferraz (ambos vindo do Santos também) e Orejuela, emprestado pelo Cruzeiro. Por outro lado, pode perder Kannemann, peça importante da zaga.

O Inter também promete para essa temporada. Vice-campeão da copa do Brasil ano passado (perdeu para o Athletico) e 7º no Brasileirão, conseguiu se classificar para a fase preliminar da Libertadores e trouxe alguns reforços. O de maior peso foi Thiago Galhardo, meia que se destacou ano passado pelo Ceará.

Quem você acha que tem mais chance de faturar os estaduais? Conta aí pra gente nos comentários e lembre-se de escalar seu time nos nossos torneios!

Cadastre-se grátis no SPM365