A Seleção Brasileira Feminina enfrenta, nesta quinta-feira, às 13:00 do horário de Brasília, em Montpellier, a Austrália pela Copa do Mundo.
A partida será pela segunda rodada do Grupo C e a seleção canarinho tem uma missão difícil a frente.

Futebol Feminino na Austrália

Mapa da Austrálie e bandeira do país.

A Seleção australiana, sob o comando do técnico Ante Milicic, é tida como uma das seleções mais fortes da Copa do Mundo. Depois de ter perdido a partida inicial por 2×1 para a Itália, as Matildas, como as australianas são chamadas, têm que ganhar para não correr risco de perder a vaga para as oitavas de final.

A Seleção Australiana pode ser considerada a estrela ascendente do futebol feminino. O país investe pesado na modalidade e lançou um programa para a formação de futuras Matildas.

A jogadora Sam Kerr também é responsável pelo entusiasmo com o esporte. Com apenas 25 anos já foi indicada à Bola de Ouro Feminina e é a maior artilheira dos campeonatos australiano e americano, a W League e Liga Nacional de Futebol Feminino (NWSL), respectivamente.

A Austrália atualmente ocupa a 6ª colocação no Ranking de Seleções da FIFA, o Brasil ocupa a 10ª e a Itália, que venceu a Austrália na primeira partia, ocupa a 15ª.

A modalidade, que compete em espectadores e número de praticantes com outros esportes populares no país como o rúgbi e críquete, tem crescido e já se tornou o esporte mais praticado em clubes na Austrália. Com um grande público infantil, a projeção é que este número cresça e que os já praticantes da categoria continuem a levar a paixão pelo esporte.

Brasil x Austrália um clássico?

Nos últimos cinco anos as Seleções Brasileira e Australiana se encontram em nove partidas, com duas vitórias do Brasil, um empate e seis vitórias da Austrália.

Além da frequência dos jogos entre as seleções, a rivalidade vai além disso: das nove partidas jogadas, duas foram em fase de mata mata das maiores competições esportivas do mundo: a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.

A primeira ocorreu em 21/06/2015, pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2015 no Canadá. O resultado foi a eliminação do Brasil por 1×0 com um gol da jogadora Kyah Simon aos 80′.

A segunda aconteceu no dia 12/08/2016, pelas quartas de final das Olimpíadas. O jogo terminou em 0x0 e a decisão foi levada para os pênaltis, nos quais o Brasil venceu de forma dramática por 7×6.

A Austrália pode ser considerada uma pedra no sapato das nossas meninas. Com um time veloz e ofensivo, depois de uma derrota, as Matildas vão vir com tudo. O Brasil pode se preparar para um jogo difícil.

Também existe um duelo particular entre as estrelas dos dois time. Marta e Sam Kerr competem pela liga americana, pelos times Orlando Pride e Chicago Red Stars respectivamente.

Em 2018 as duas capitãs foram indicadas para o prêmio da Bola de Ouro, mesmo perdendo Kerr ganhou um voto muito importante: Marta, que levou o troféu, votou na rival australiana.

O Jogo entre Brasil e Austrália será pegado e emocionante. A transmissão ocorrerá o pela Rede Bandeirantes de Televisão e pela Rede Globo, na TV aberta, às 13:00 no horário de Brasília.

E aí? Vai acompanhar nossas meninas? Aproveite e escale seu time!