Após o fim do Brasileirão, começaram os campeonatos estaduais por todo o Brasil. Confira como serão e os resultados da primeira rodada!

Campeonato Mineiro

Começou a 107ª edição do Campeonato Mineiro. A competição conta com 12 clubes do estado inteiro, eles são: Atlético-MG, Athletic, América-MG, Tombense, Cruzeiro, Caldense, Uberlândia, Coimbra, Pouso Alegre FC, Boa, Patrocinense e URT.

Cruzeiro e Atlético vivem cenários completamente distintos. Enquanto o Atlético aposta em grandes contratações, como Hulk e Nacho Fernández, o Cruzeiro tenta se reerguer, após o rebaixamento à Série B em 2019 e depois de uma temporada complicada e frustrante em 2020, cujo objetivo de voltar à elite do futebol nacional não foi alcançado.

O América-MG quer manter o embalo do ano passado, a vaga na Série A foi conquistada, o trabalho do técnico Lisca foi mantido, mas o interior também tem seus planos. O Tombense serve de exemplo. Em 2020, a equipe de Tombos chegou à decisão, em 2021 a história pode se repetir e talvez, por que não levantar a taça.

Outro clube do interior que fez barulho foi o Athletic, de São João del-Rey, que é um dos novatos da competição e trouxe uma grande contratação: Loco Abreu, atacante uruguaio de 44 anos.

Athletic em campo.

Os 12 times participantes se enfrentarão em turno único. Os dois últimos colocados da fase classificatória serão rebaixados ao Módulo II. Os quatro melhores avançam para as semifinais e, posteriormente, dois para decisão (em jogos de ida e volta). A grande final está marcada para 23 de maio.

Confira os primeiros confrontos e os resultados:

  • Uberlândia 1 x 1 Cruzeiro
  • Caldense 1 x 1 Tombense
  • América-MG 1 x 0 Boa
  • Pouso Alegre FC 0 x 0 Coimbra
  • Patrocinense 0 x 2 Atlhetic
  • Atlético-MG 3 x 0 URT

Campeonato Paulista

O Paulistão começou no dia 27 de fevereiro e termina em 23 de maio. Diferente do campeonato mineiro, o Paulistão é dividido em grupos e 16 times disputam o título, eles são: Corinthians, Botafogo-SP, Inter de Limeira, Santo André, São Paulo, Ferroviária, Ponte Preta, São Bento, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Ituano, Novorizontino Santos, Guarani, Mirassol e São Caetano.

Na primeira fase, os times enfrentam adversários de outros grupos, e os dois melhores de cada chave avançam às quartas de final. Os dois com menos pontos, independentemente do grupo, cairão para a Série A2. Os classificados entre a nona e a 14ª posição vão disputar o Troféu do Interior.

As quartas de final colocarão em confronto times da mesma chave. Assim: o primeiro colocado do Grupo A enfrenta o segundo do A e assim por diante, onde o vencedor se classifica para a fase seguinte. A partir das semifinais, os confrontos serão definidos pela soma de pontos de todas as fases anteriores. O dono da melhor campanha duela contra o pior. O segundo melhor encara o terceiro. Nessa fase, todas as classificações serão decididas em jogos únicos.

O campeonato conta com quatro grandes clubes, deles dois chegam reforçados por técnicos argentinos:  o São Paulo, com Hernán Crespo, e o Santos, com Ariel Holan. Atual campeão estadual e da Libertadores, o Palmeiras terá de conciliar o começo de Paulistão, o primeiro do técnico português Abel Ferreira, com as finais da Copa do Brasil de 2020.

Vinicius Balieiro, do Santos, em disputa com atleta do Santo André pelo Campeonato Paulista.

O Corinthians, maior campeão paulista, com 30 títulos, estará sob o comando de Vagner Mancini. O Timão vai tentar manter o excelente retrospecto recente na competição: chegou nas quatro últimas finais e conquistou três títulos (2017, 2018 e 2019).

Confira os primeiros confrontos e os resultados:

  • São Bento 1 x 2 Mirassol
  • Novorizontino 1 x 1 Ponte Preta
  • Bragantino 0 x 0 Corinthians
  • Santo André 2 x 2 Santos
  • Ferroviária 1 x 0 Inter de Limeira
  • São Paulo 1 x 1 Botafogo-SP

Campeonato Carioca

o Campeonato Carioca 2021 traz mudanças bem importantes em seu modelo de organização e formato. A fase preliminar da competição, que conta com seis clubes participantes, tem bola rolando desde o dia 16 de janeiro e será concluída em 25 de fevereiro. A equipe que somar mais pontos e terminar o grupo em primeiro, conquista sua vaga.

A partir da edição de 2021, o Campeonato Carioca terá um novo formato, mais simples do que os anteriores, sempre muito controversos. Este novo modelo será válido até, pelo menos, a edição de 2022.

Jogadores do sub-20 do Flamengo antes do duelo com o Athletico-PR, pelo Brasileiro da categoria.

Agora, a competição acontecerá em turno único, onde os 12 times participantes vão se enfrentar entre si, em 11 rodadas, em pontos corridos. Os quatro primeiros colocados disputam semifinais e finais, em jogos de ida e volta, para definir o campeão.

O título da Taça Guanabara fica com o primeiro colocado da tabela da primeira fase, enquanto os times classificados entre quinto e oitavo disputam a Taça Rio.

Os times que disputarão o Campeonato Carioca são: Bangu Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Macaé, Madureira, Portuguesa, Resende, Vasco, Volta Redonda e Nava Iguaçu FC.

A fase principal da competição começa dia 02 de março, confira os confrontos que acontecerão:

  • Flamengo x Nova Iguaçu
  • Macaé x Bangu
  • Volta Redonda x Madureira
  • Botafogo x Boa vista
  • Vasco x Portuguesa-RJ
  • Resende x Fluminense

Campeonato Gaúcho

Com três representantes da elite do futebol brasileiro, o Gauchão 2021 promete fortes emoções nos gramados da capital e do interior, com Inter, Grêmio e Juventude sendo os favoritos ao título deste ano. Ao todo são 12 participantes eles são: Grêmio, Internacional ,Ypiranga, Brasil, Pelotas, Novo Hamburgo, Juventude, Caxias, São José, Aimoré, São Luiz e Esportivo.

A primeira fase tem formato todos contra todos em turno único, com os quatro melhores avançando à semifinal e os dois últimos sendo rebaixados. Em jogos de ida e volta (1º x 4º e 2º x 3º), serão conhecidos os dois times que farão a decisão, que também será realizada em duas partidas.

Disputa de bola entre jogador do Grêmio e Internacional.

Na última temporada, o Grêmio foi campeão depois de bater o Caxias na grande final. Por conta da pandemia de coronavírus, nenhum clube foi rebaixado para a Divisão de Acesso em 2020.

Confira os resultados da primeira rodada:

  • São Luiz 0 x 3 Ypiranga
  • Novo Hamburgo 1 x 1 Pelotas
  • Esportivo 1 x 0 São José
  • Brasil de Pelotas 0 x 1 Aimoré

Qual estadual tem mais emoção para você! Conta pra gente e não se esqueça de fazer sua escalação no SPM 365!