O Best FIFA Football Awards é dado ao final da temporada para os maiores destaques do futebol mundial. Entre as categorias reconhecidas estão: melhor jogador, melhor jogadora (Bola de Ouro), melhor técnico, melhor técnica, melhor goleiro e melhor goleira (Luva de Ouro).
O prêmio de melhores do ano é distribuído desde 1991, mas apesar da tradição, a Luva de Ouro, é recente. A categoria foi aberta em 2017 e até agora tivemos três vencedores.
Em 2017, quem levou foi o italiano Gianluigi Buffon, que defende o Juventus e na época também era o goleiro da Seleção Italiana.
Em 2018 foi a vez do belga Thibaut Courtois levar o troféu. O goleiro joga pelo Chelsea e também defende a Seleção do seu país de origem.
Neste ano, a lista de indicados foram: Marc-André ter Stegen, alemão e jogador do Barcelona e os brasileiros Ederson e Alisson que jogam pelo Manchester City e Liverpool respectivamente.
Quem levou a melhor foi o Alisson Becker, que junto ao Liverpool conquistou na temporada de 2018/19 a cobiçada Champions League e o vice-campeonato da Premier League, ficando atrás apenas do Manchester City que se sagrou campeão.
Além da Luva de Ouro da FIFA, na temporada 2018/19 o goleiro também recebeu os prêmios de Luva de Ouro da Premier League, Melhor Goleiro da Copa América e Melhor Goleiro da UEFA.
Sua carreira começou nas categorias de base do Internacional quando possuía oito anos de idade. Aos 22 anos, em 2014, Alisson assumiu o posto de titular da equipe a partir da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro do ano.
O jogador teve um papel muito importante na Campanha da Libertadores do Colorado em 2015. O clube saiu nas semifinais, mas Alisson teve destaque na partida de eliminação ao defender um pênalti.
Em 2016, foi vendido ao clube italiano Roma e sua estreia foi antes do início oficial da temporada, em um jogo amistoso contra o Pinzolo, porém o jogador brasileiro era reserva de Szczęsny.
Szczęsny foi vendido ao Juventus em Agosto de 2017. Por consequência, Alisson assumiu a titularidade do Roma e teve a oportunidade de mostrar seu talento.
Devido ao bom desempenho, o jogador, que desde do sub-17 já era presente na Seleção Brasileira, acabou também sendo o escolhido para ser o titular da Seleção principal.
Nas equipes pelas quais passou acumulou vários títulos:
Internacional
Campeonato Gaúcho: 2013, 2014, 2015, 2016
Recopa Gaúcha: 2016
Liverpool
Liga dos Campeões da UEFA: 2018/19
Seleção Brasileira
Copa Senda: 2009
Torneio Toulon: 2013
Copa América: 2019
O currículo do jogador é impressionante e é apenas o começo de uma era, agora nos resta esperar para ver o desenvolvimento do atual melhor goleiro do mundo.
Já escalou o Alisson como goleiro? Aproveite! Premier League e Champions League já disponíveis.