Os campeonatos estaduais chegaram ao fim. Confira quem foram os vencedores e um pouco sobre as partidas!

No Rio de Janeiro, no clássico Fla-flu, o Flamengo levou a melhor e se torneou bicampeão da competição. Em São Paulo o grande campeão foi o tricolor, que venceu o Palmeiras por 2×0. No campeonato gaúcho, tivemos um grenal que terminou em empate, mas devido a partida anterior quem venceu foi o Grêmio. Em Minas, após dois empates sem gols, o Atlético-MG se sagrou campeão pela vantagem.

Flamengo 3 x 1 Fluminense

O Flamengo venceu por 3×1 o Fluminense e se tornou tricampeão do Campeonato Carioca, em final realizada no Maracanã. Com gols do Gabigol e João Gomes, o rubro-negro conquistou o 37º título do estadual e mantém-se como o clube carioca com maior número de títulos na competição. 

No clássico carioca o primeiro gol foi marcado por Gabigol em uma cobrança de pênalti. Gabriel marcou o segundo gol para o clube apenas dois minutos após a cobrança. O camisa 9 do Flamengo encerra o torneio com oito gols e se torna o artilheiro da equipe. Alef Manga, do Volta Redonda, é o artilheiro do campeonato com nove gols.

No início do segundo tempo, Fred diminuiu a vantagem entre os clubes no Maracanã e marcou um gol, também em cobrança de pênalti, pelo Fluminense. 

O volante Gomes chegou com estrela, entrou no segundo tempo e aos 41′ marcou o terceiro gol para o rubro-negro e o primeiro gol de sua carreira profissional, confirmando a conquista do estadual para o clube.

Com a vitória, o Flamengo se torna tricampeão pela sexta vez em Campeonato Carioca. O vice-campeão Fluminense mantém um jejum de nove anos sem vencer o estadual, sua última vitória no Carioca foi em 2009.

São Paulo 2 x 0 Palmeiras

O São Paulo venceu o Palmeiras por 2 x 0 na final do Campeonato Paulista e quebrou um jejum de 15 anos sem vencer o estadual e nove anos sem título. Com gols do volante Luan e do atacante Luciano, o clube conquista seu 22º título do Paulista em casa. A partida de volta da final aconteceu no estádio do Morumbi. 

Na partida de ida, que aconteceu no Allianz Parque, os clubes empataram em 0x0, deixando para o jogo de volta a decisão que poderia ser levada aos pênaltis se o empate persistisse. 

O Tricolor marcou no final do primeiro tempo, com gol do volante Luan, após dominar o cruzamento do Felipe Melo. No segundo tempo, Luan foi substituído por Rodrigo Nestor.

O segundo gol do Tricolor teve participação de Nestor, que cruzou a área com a bola para que o atacante Luciano finalizasse com o chute  ao gol. O São Paulo não vencia a competição desde 2005, com dois vices desde então, em 2006 e em 2019.

O Choque-Rei, como é conhecido o clássico paulista entre São Paulo e Palmeiras, voltou a decidir o Estadual após 28 anos. A primeira (e até então única) vez que os rivais se encontraram em uma final foi em 1992.

Grêmio 1 x 1 Internacional

O Grêmio empatou com o Inter por 1×1, na Arena, e venceu o Gauchão pelo quarto ano consecutivo.

Como o tricolor ganhou o jogo de ida, no Beira Rio, por 2 a 1, só precisava de um empate para levar o 40º título no estadual. A equipe chegou à final invicta, com 100% de aproveitamento.

O gols da partida foram do gremista Ferreira, que balançou a rede nos acréscimos do primeiro tempo, e do colorado Rodrigo Dourado, de cabeça, aos 21′ da segunda etapa. A última vez que o Grêmio perdeu para o maior rival em casa foi há sete anos, em 2014. 

Os próximos desafios das equipes são: o Inter recebe o boliviano Always Ready no Beira Rio pela Libertadores, na quarta-feira. Já o Grêmio enfrenta o colombiano La Equidad no Equador no dia seguinte, pela Copa Sul-Americana.

Atlético-MG 0 x 0 América-MG

O Atlético-MG venceu o Campeonato Mineiro 2021 pelo segundo ano consecutivo, com um empate de 0x0 contra o América-MG. Este é o 46º troféu do Galo, time que tem o maior número de conquistas da liga estadual.

Como o jogo de ida, no último domingo, também terminou sem nenhum gol, a taça iria para quem ganhasse a segunda partida ou tivesse feito a melhor campanha.

Esse era o caso do Atlético, que terminou a fase classificatória no primeiro lugar, com 27 pontos (9 vitórias e 2 derrotas). Já o adversário ficou logo atrás, com 22 pontos (7 vitórias, 1 empate e 3 derrotas).

O jogo foi emocionante até o último minuto, com o Coelho pedindo pênalti nos últimos minutos de acréscimo, por um lance entre Igor Rabello e Eduardo Bauermann. O árbitro, porém, mandou a partida continuar. No começo do segundo tempo, o América perdeu um pênalti com uma cobrança de Rodolfo que bateu no travessão. 

Agora, o próximo jogo do Atlético é contra o venezuelano Deportivo La Guaira, plea Libertadores, na terça-feira. Já Coelho enfrenta o Athletico-PR no próximo domingo na estreia do time no Brasileirão. 

Você achou justo as vitórias? Conta pra gente e não esqueça de escalar seu time no SPM 365!