O Brasileirão chegou ao fim, com reviravoltas depois da Copa América, recordes positivos e negativos. Se liga nas estatísticas que marcaram a temporada de 2019.

Melhor ataque

Sem maiores surpresas, o melhor ataque da competição foi o do campeão Brasileiro, o Flamengo. No total o time balançou as redes 86 vezes nas 38 rodadas.

A marca é tão impressionante, que o segundo colocado no quesito o Grêmio marcou 22 gols a menos que o rubro-negro. Dentre os jogadores que mais marcaram pelo time, destacam-se Gabriel Barbosa e Bruno Henrique que marcaram 25 e 21 gols, respectivamente.

Pior ataque

E como já era de se esperar, os quatro rebaixados para a série B, Avaí, CSA, Chapecoense e Cruzeiro tiveram os piores ataques da competição nesta ordem.

O Avaí marcou apenas 18 vezes no campeonato e o artilheiro do time foi o meia João Paulo, que mandou a redonda pro fundo das redes em 5 oportunidades.

Melhor defesa

Classificado para a fase de grupos da Libertadores O time que terminou com a melhor defesa do torneio foi o São Paulo. A defesa foi vazada 30 vezes, tendo sofrido, em média, menos de um gol por partida.

O destaque do time foi para a dupla de defesa central, Bruno Alves e Arboleda, juntos garantiram que o São paulo conseguisse alcançar os resultados para 2019.

Pior Defesa

O Goiás foi o clube que teve a defesa mais vazada do campeonato. No total, os comandados por Ney Franco tomaram 64 gols, tendo um saldo final de -18.

O clube foi goleado pelo Flamengo, pelo Santos e Palmeiras e sofreu dois gols a mais que o lanterna da competição, o Avaí.

View this post on Instagram

#AMaiorFamíliaDoCentroOeste 💚

A post shared by Goiás Esporte Clube | Oficial (@goiasoficial) on

Surpreendente: apesar de ter a defesa mais vazada da competição, o goleiro do Goiás, Tadeu, salvou o clube incontáveis vezes. O atleta se destacou pela boa atuação e a quantidade de lances difíceis e decisivos que atuou.

Como por exemplo, na partida no dia 06/11/2019, contra o Atlético Mineiro, mesmo perdendo por 2×0 o goleiro fez uma pontuação de 73,00 no Sport Manager 365.

Mais defesas de pênalti

O goleiro da Chapecoense, Tiepo se destacou na temporada como goleiro que mais pegou pênaltis.

Nos 25 jogos que participou, defendeu 4 pênaltis, o dobro da segunda colocação. Apesar da equipe ter sido rebaixada, Tiepo fez uma boa temporada e marcou presença.

View this post on Instagram

🏹💚

A post shared by Giovanni Tiepo (@giotiepoo) on

Jogadores que se destacaram no Brasileirão 2019

Artilheiro

Gabriel Barbosa, ou Gabigol, foi um monstro quando o assunto era “bola na rede”. Artilheiro disparado com 25 gols (não só ele mas o ataque do Flamengo funcionou muito bem em 2019).

Com uma média de 0,6 gols por jogo, superando sua média de 2018 quando foi artilheiro com 18 gols e média de 0.4 por jogo.

Cão de guarda

O jogador com o maior índice de roubadas de bola foi o lateral Marcos Rocha do Palmeiras.

Com um bom primeiro turno, mais especificamente até a parada da Copa América, o Palmeiras dominava o Brasileirão 2019. No retorno do campeonato, o verdão oscilou muito e acabou na terceira posição.

Marcos Rocha foi um dos destaques desta equipe do Palmeiras com 106 roubadas de bola em 31 jogos, com média de 3,42 por partida.

Garçom

O grande garçom do Campeonato Brasileiro 2019 foi o uruguaio Arrascaeta. Com 14 assistências em 24 jogos, média de 0,5 assistências por jogo.

Não é de se espantar, o Flamengo dominou o Brasileirão em vários quesitos, principalmente quesitos ofensivos e o trio de ataque do Mengão aterrorizou as defesas adversárias.

Comente aqui abaixo como foi o desempenho do seu time no Brasileirão 2019 e não deixe de escalar no Sport Manager 365.

Cadastre-se grátis no SPM365