Se você é fã de fantasy game, com certeza já se deparou com essa dúvida: como montar um time campeão e faturar os prêmios da rodada? Talvez não exista uma resposta exata, porém, temos dicas que podem te ajudar neste caminho.

Você está por dentro da rodada para montar o time?

O primeiro passo para montar um time campeão é entender a rodada e quais são as equipes que vão se enfrentar. Isso te dará uma melhor dimensão dos times que são considerados favoritos e das equipes que podem surpreender.

Devem ser levados em consideração fatores como:

  • Equipes mandantes e visitantes
  • Jogadores lesionados/voltando de lesão e expulsos
  • Momento das equipes
  • Prioridade da equipe com relação à competição em que participa
  • Média de pontos dos jogadores

Estes pontos vão te ajudar a planejar a sua equipe e facilitar o processo, mas lembre-se que pesquisar é chave do sucesso.

Use os scouts

Em todo fantasy game, e no SPM 365 não é diferente, você deve usar os números a seu favor. As estatísticas servem de parâmetro para facilitar o seu trabalho na hora de escolher um jogador de acordo com a posição.
O SPM 365 possui uma central estatística para ajudar os treinadores na hora de montar seus times, mas existem outras fontes para auxiliar na procura por dados dos jogadores.

Qual a base da sua equipe?

Ao montar um time, é importantíssimo ter uma noção da mentalidade que será utilizada na base da equipe e são elas: ofensiva ou defensiva.
Estas duas possibilidades táticas devem ser tomadas como guia de acordo com os jogadores que você escolher e o confronto de suas equipes.


No SPM 365 é utilizada a formação 4-4-2, então tomaremos esta como padrão para nossa escalação, mas este artigo se aplica a qualquer fantasy game que desejar jogar.

Já conhece o SPM 365? faça já seu cadastro e vem escalar com a gente!

O Goleiro

O Goleiro pode parecer a posição mais simples de se escolher, porém, existem fatores que podem melhorar a sua escolha e torná-la ainda mais precisa.

Esta posição exige uma pesquisa um pouco mais a fundo, pois se você escalar um goleiro reserva ou um goleiro poupado, você pode colocar em risco a sua pontuação final. Então fique atento a este detalhe.

Lembre-se também que uma zaga forte pode alterar a pontuação do goleiro, já que uma defesa sólida pode lhe garantir um clean sheet (quando a equipe não leva gols), o que aumenta ainda mais a pontuação dele.

Considere também a escalação de goleiros de equipes menores em partidas consideradas mais “fracas”. Estes goleiros possuem valores menores e podem lhe poupar orçamento para escalar jogadores ‘chave’ em sua equipe.

A defesa

Aqui podemos começar a pensar no conceito de estratégia ofensiva ou defensiva, pois, no fantasy game, posições como lateral e zagueiro são consideradas como defesa.

Com isso, você tem a opção, por exemplo, de escalar quatro laterais ofensivos (em uma mentalidade extremamente ofensiva) ou quatro zagueiros (em uma estratégia defensiva).

Quando estiver montando a defesa do seu time, é muito importante considerar os scouts mais comuns para esta posição e balancear os pontos negativos e positivos. Por exemplo: zagueiros são costumam realizar muitos desarmes, porém podem cometer muitas faltas e levar cartões. Laterais podem se beneficiar de cruzamentos, mas costumam errar muitos passes. Ter isso em mente pode te ajudar a encontrar o melhor equilíbrio ao montar seu time.

O meio campo

O meio campo talvez seja o setor mais complexo na hora de pensar uma escalação equilibrada. É necessário levar em conta muitos fatores, desde o dia do jogo, o horário e principalmente o momento de cada jogador.

Tendo em mente a sua estratégia ao escalar seu time, aqui você deve tomar cuidado com o desequilíbrio tático. Às vezes, arriscando um sistema muito defensivo você pode perder a oportunidade de pontuar com gols e sofrer com o excesso de faltas, o que é normal para a posição dos volantes.

Baseado nos jogos da rodada, o ideal é optar por um balanço entre dois meias defensivos e dois meias ofensivos, ampliando assim a sua possibilidade de pontuar mais.

O ataque

O ataque deve ser pensado de acordo de como você montou a equipe. Por exemplo: se você escolheu laterais com altos índices de cruzamentos, você pode pensar em escolher atacantes com scouts bons de cabeceio.

Tudo deve ser pensando para que, quando você montar sua equipe, ela funcione de forma equilibrada. Isso vai te garantir pontos extras nas rodadas.

Fique sempre atento às características dos atacantes, se são jogadores que se movimentam mais ou se jogam fixo dentro da área. Esta é uma posição que é interessante usar mais do orçamento.

Curtiu as dicas? Agora que você sabe tudo sobre como montar o time em um fantasy game, faça sua escalação agora no SPM 365.