O campeonato alemão é a primeira das principais ligas a retomar os jogos depois da suspensão por causa da pandemia global. Saiba como surgiu a liga e conheça seu atual formato

Início

A Bundesliga foi originalmente fundada em 1962 na cidade de Dortmund e hoje é uma das ligas mais lucrativas da Europa. A primeira temporada foi em 1963 (o campeão foi o Colônia) e sua formação tardia se deve muito à Segunda Guerra.

Outras nações europeias já possuíam ligas nacionais de futebol há mais tempo, como a Inglaterra desde 1888 e na Espanha e Itália desde o final da década de 1920. Contudo, o cenário caótico e inseguro vigente impedia a consolidação de uma liga esportiva na Baviera. Com isso, o futebol alemão estava atrasado e assistia aos clubes espanhóis e italianos dominarem a Copa Europa.

Com a intenção de elevar o nível técnico do futebol jogado no país, veio a proposta de criar a Bundesliga. Porém, a divisão em Alemanha Ocidental e Oriental era um fator que tornava o campeonato inviável, já que o torneio não seria rentável o suficiente para se manter.

Mas, em 1962, uma eliminação precoce, nas quartas de final da Copa do Mundo do Chile, fez com que os delegados das federações estaduais decidissem por criar a liga nacional.

Formato

O campeão de futebol alemão é decidido estritamente pelo jogo na Bundesliga. Cada clube joga com todos os outros clubes uma vez em casa e outra vez fora. Originalmente, uma vitória valia dois pontos, com um ponto para empate e nenhum para derrota.

Desde a temporada 1995-96, uma vitória vale três pontos, enquanto um empate permanece um único ponto, e zero pontos são dados por uma perda. O clube com mais pontos no final da temporada se torna campeão alemão.

Atualmente, os quatro melhores clubes da tabela se classificam automaticamente para a fase de grupos da UEFA Champions League. As duas equipes na parte inferior da tabela são rebaixadas para a 2. Bundesliga, enquanto as duas principais equipes da 2. Bundesliga são promovidas.

Se as equipes estiverem empatadas, os critérios são os seguintes:

  • Diferença de golos para toda a temporada
  • Total de gols marcados para toda a temporada
  • Resultados frente a frente (total de pontos)
  • Gols confronto direto
  • Gols de confrontos diretos marcados
  • Total de gols marcados durante toda a temporada

Se dois clubes ainda estiverem empatados após a aplicação de todos esses desempates, uma única partida será realizada em um local neutro para determinar a colocação. No entanto, isso nunca foi necessário na história da Bundesliga.

Retorno da liga

Em meio à pandemia, a Bundesliga foi a primeira grande liga europeia que anunciou oficialmente sua volta após a paralisação: 16 de maio.

O primeiro jogo a ser disputado pós-paralisação será um dos maiores clássicos do país: Borussia Dortmund x Schalke. O time de casa está na segunda colocação, com 51 pontos, atrás somente do Bayern de Munique. Já o Schalke possuí 37 pontos e atualmente está na sexta colocação.

Paralisada desde o dia 8 de março, a Bundesliga é liderada pelo Bayern de Munique, com 55 pontos, quatro a frente do vice. Borussia Dortmund. Leipzig e Mönchengladbach eram os donos das duas outras vagas para a disputa da Liga dos Campeões.

Apesar da volta das disputas, as partidas terão portões fechados e um número máximo de pessoas poderão circular nos estádios: na primeira divisão, serão autorizadas a entrada de 213 pessoas no estádio (entre campo e bastidores), já na segunda, serão 188 trabalhadores.

A volta do Campeonato Alemão vai de encontro com o que pensa a La Liga, que já está fazendo testes em jogadores, e a Premier League, que ainda esta analisando as melhores alternativas para retomar os jogos. Vale lembrar que a Ligue 1 foi encerrada e o PSG foi declarado campeão da temporada.

Ansioso para a volta do futebol? Conta pra gente qual é seu time do coração na Bundesliga.

Cadastre-se grátis no SPM365