O futebol brasileiro é conhecido como um dos mais influentes do mundo e por isso é marcado por muita rivalidade e disputa. Confira cinco dos maiores clássicos do país!

Corinthians x Palmeiras – Clássico paulista

Corinthians x Palmeiras.

Desde o dia 6 de maio de 1917, o jogo entre Palmeiras x Corinthians nunca mais foi o mesmo. Considerado um dos maiores clássicos de todo o  mundo, os clubes paulistas são responsáveis pela maior rivalidade do estado de São Paulo e quem sabe até mesmo do Brasil. 

Ao todo, são 104 anos de clássico. Neste intervalo de tempo muitas histórias foram escritas, desde eliminações, goleadas e títulos, até a coroação de grandes nomes do futebol mundial, que vestiram alguma das camisas. 

A CNN o considera o nono maior clássico do mundo, o segundo das Américas e o único do Brasil a figurar entre as principais rivalidades mundiais.

Grêmio x Internacional – GreNal

Grenal.

Desde 1909 é o clássico mais tradicional e de maior rivalidade entre dois clubes de futebol no estado do Rio Grande do Sul, já que reúne duas instituições esportivas centenárias da cidade de Porto Alegre.

Em outubro de 2008, jornalistas nacionais e internacionais foram consultados pela revista Trivela e elegeram o GreNal como o “maior clássico do Brasil”, isso porque o Grenal praticamente divide ao meio todo o estado do Rio Grande do Sul. Em abril de 2016, a revista inglesa FourFourTwo classificou o clássico como o maior do Brasil e o oitavo maior do mundo.

Flamengo x Fluminense – FlaFlu

FlaFLu.

Este evento é considerado um dos maiores clássicos do futebol, sendo imortalizado pelo jornalista Mário Filho, que deu a ele também o nome de “Clássico das Multidões”.

O Fla-Flu detém o recorde mundial de público de partidas entre clubes: 194.603 espectadores, na final do Campeonato Carioca de 1963, vencido pelo Flamengo após um empate sem gols. Desde 2012, o Fla-Flu é considerado patrimônio imaterial do Rio de Janeiro, sendo o único clássico de futebol a merecer esta honraria.

Ao todo, são mais de 400 confrontos, que começaram a ser disputados em 1912. 

Cruzeiro x Atlético – Clássico Mineiro

Por mais que carreguem um dos maiores rótulos de clássicos quando falamos do Brasil, foi apenas a partir da década de 1950 que a rivalidade entre Atlético e Cruzeiro começou a se destacar, sendo reforçada pela divisão da taça do Campeonato Mineiro de 1956.

Desde então, os clubes se consagraram os maiores da região, fazendo com que todas as partidas que viessem à tona, dali em diante, fossem repletas de emoção e muita disputa de ambos os lados. 

Além disso, os dois já chegaram em diversas finais juntos, principalmente a da Copa do Brasil de 2014, uma das mais emocionantes da história entre os dois gigantes mineiros. 

Bahia x Vitória – Ba Vi

Bahia x Vitoria.

A rivalidade entre os baianos existe há mais de 80 anos. Registros mostram que as partidas começaram a ter um ‘gostinho especial a partir de 1932, quando ambos os times se consolidaram como os maiores da região, tanto por expressividade, quanto por qualidade que apresentavam dentro dos gramados. 

Pela grandeza das torcidas, representatividade e tradição dos dois clubes envolvidos, é considerado o maior clássico da Nordeste e um dos maiores do Brasil, envolvendo o Esquadrão de Aço e o Leão da Barra.

Em 2016, foi eleito pela revista inglesa de esportes FourFourTwo como um dos 50 maiores clássicos entre clubes do mundo, ficando na 42º posição e o 4º entre os brasileiros.

Para você qual é o maior clássico brasileiro? Conta pra gente e não esqueça de escalar seu time no SPM 365!