O campeonato alemão, a primeira grande liga a retornar em meio à pandemia, teve seus primeiros jogos pós suspensão disputados no último sábado (16). Veja como foi a rodada:

Depois de mais de dois meses de paralisação, finalmente podemos dizer: o futebol está de volta!

Não está de volta por completo, já que a Bundesliga adotou um rigoroso protocolo de higiene para impedir que o novo coronavírus se espalhe entre atletas e comissões técnicas. Mas, para quem estava há tanto tempo sem ver a bola rolar, a realização dos jogos, ainda que com portões fechados, já serve de alento.

No sábado, observamos muitas mudanças no cenário da partida e todas elas com a intenção de reduzir a proximidade entre os atletas. Sem times entrando em campo juntos, não teve foto oficial com os jogadores abraçados e nada de comemorar gols com o tradicional abraço coletivo. No banco de reservas, todos de máscara o tempo todo respeitando a distância de 1,5m dos companheiros.

Gosta de fantasy games? No SPM 365 você pode escalar seu time na Bundesliga e concorrer a prêmios em dinheiro!

O jogo mais aguardado da rodada era o clássico entre Borussia e Schalke 04. E se antes da paralisação Haaland fez a alegria da torcida do Dortmund, ele tratou de mostrar que nada mudou. Aos 29, depois de cruzamento de Hazard pela direita, o jovem norueguês foi o primeiro a balançar as redes na Europa depois da suspensão dos campeonatos.

Como falamos nas nossas dicas da rodada de sexta-feira, Haaland já tinha 11 participações em gols (9 gols + 2 assistências) em apenas 8 jogos. Agora, depois desse gol e da assistência para Guerreiro marcar o último tento, são incríveis 10 gols e 3 assistências, o que dá uma média de 1 participação em gol a cada 46 minutos. O rapaz tá voando!

Pelos outros jogos do nosso torneio, RB Leipzig empatou em casa com o Freiburg por 1×1 e só não perdeu porque os visitantes tiveram um gol anulado pelo VAR aos 47′. O Borussia Monchengladbach passou facilmente pelo Eintracht com um placar de 3×1 e tomou o terceiro lugar do RB. Já o líder Bayern continua isolado no topo da tabela depois de bater o Union Berlin com gols de Lewandowski e Pavard.

A princípio, não é possível fazer um balanço do retorno da Bundelisga. É claro que ficamos felizes com a volta de um campeonato profissional de alto nível, mas é necessário esperar algum tempo para tirarmos alguma lição dessa volta.

A Alemanha foi um dos países mais bem sucedidos no combate à COVID-19 porque seguiu as orientações científicas e tem todos os méritos por isso, mas só o tempo é quem vai dizer se o protocolo de segurança e higiene é suficientemente seguro ou não.

Enquanto isso, nos resta torcer para que tudo corra bem e que outros países adotem medidas parecidas para que o futebol volte o mais rápido possível.

O que você achou da rodada? Conte nos comentários!