Comemoração tradicional do calendário dos países do Reino Unido, o Boxing Day é uma data comercial que também tem reflexos nas principais competições de futebol da Inglaterra.

O que é e como começou?

O Boxing Day, comemorado no primeiro dia útil seguinte ao natal – geralmente dia 26 de dezembro – começou a ser celebrado no final do século XIX e é uma data usada para passar o dia com familiares ou amigos que não se encontraram no dia do natal e também ajudar os mais necessitados.

Com relação à origem das celebrações, existem inúmeras teorias e é impossível saber qual ou quais delas mais se aproximam da realidade. Aqui, listamos três :

  • Igrejas e ajuda aos pobres: há quem diga que o feriado vem do costume de colocar uma caixa em frente às igrejas para arrecadar dinheiro, que seria distribuído aos mais necessitados no dia 26 de dezembro.
  • Gratificação aos empregados: as famílias da alta sociedade britânica costumavam, no dia seguinte ao Natal, dar uma caixa com presentes e comida aos seus funcionários, que também tinham o dia livre para passar com a família.
  • Viagens marítimas: o nome pode ter vindo também do hábito dos marinheiros de colocarem uma caixa nas embarcações que recebia dinheiro dos tripulantes mais religiosos. Se o barco voltasse ileso, a caixa era entregue a um padre, que distribuía as quantias para os mais carentes.

Hoje, o Boxing Day é uma data comercial semelhante à Black Friday, em que os lojistas e comerciantes oferecem produtos e serviços com preços muito abaixo dos praticados usualmente.

A rodada do Boxing Day

Enquanto todas as outras grandes ligas entram em recesso nesse período de fim de ano, o futebol inglês é conhecido por seguir seu calendário independente das festividades e o Boxing Day é tradição também dentro dos gramados.

Os jogos da Premier League e das principais divisões profissionais e amadoras da Inglaterra são todos agendados para o dia 26 de dezembro e a expectativa é sempre de uma rodada com arquibancadas cheias, já que é feriado.

Na rodada do dia 26, o destaque vai para o confronto entre o líder Liverpool, ainda invicto, e o více-líder Leicester, que busca reduzir a diferença de 10 pontos a favor dos Reds.

Outro jogo que promete bastante emoção é Manchester United x Newcastle, já que ambas as equipes têm 25 pontos e buscam se aproximar da zona de classificação para a Champions League.

Aqui no SPM 365, a gente também acompanha o futebol em todos os seus momentos para que nossos técnicos não percam nenhuma oportunidade de se divertir e por seus conhecimentos à prova. Escale nos torneios do Boxing Day!