Ninguém duvida que os dois são os maiores atletas da atualidade. Mas o debate é grande quando o assunto é apontar qual deles é o melhor. Veja o comparativo.

Gols

Desde os tempos de Sporting, Cristiano Ronaldo já acumulou 841 participações diretas em gol. Foram 626 tentos anotados e 215 assistências para um companheiro marcar. Já Messi tem um desempenho um pouco melhor em termos absolutos, visto que um total de 888 participações em gol: são 627 gols marcados (um a mais que CR7) e 261 assistências. Aqui, o argentino leva uma vantagem de 5,6%.

Se avaliarmos o desempenho médio dos dois, a diferença a favor de Messi fica ainda maior. Isso porque Lionel tem uma quantidade bem menor de jogos que o português. Com seus 718 jogos, o argentino tem uma média de 1,23 participação em gol a cada jogo, enquanto a média de Cristiano Ronaldo, que tem 836 partidas no currículo, é de 1,01 participação nos tentos da equipe.

Hat tricks

# Gols MarcadosMessiCristiano Ronaldo
34748
468
512

Aqui, uma pequena vantagem para CR7. Mas, considerando que ele já disputou 118 jogos a mais que seu rival, é de se esperar que ele esteja na frente.

Gosta de história do futebol? Escale suas 11 lendas e monte um time com os melhores de todos os tempos!

Títulos e prêmios

Ambos tem uma extensa lista de títulos, são multicampeões de campeonatos e taças nacionais além de terem sido artilheiros e líderes em assistências diversas vezes. O destaque aqui fica para o prêmio de melhor do mundo, vencido por Messi em 6 oportunidades e por Cristiano em 5. O único jogador a quebrar a hegemonia dos craques, iniciada em 2008, foi Luka Modrić em 2018.

E ao que tudo indica, a disputa entre os dois ainda vai durar mais dois ou três anos, já que ambos continuam atuando em alto nível e sendo decisivos. Talvez algum outro atleta, como Neymar e Mbappe, consiga alcançá-los, mas será difícil.

Seleção

Quando o assunto é defender seu próprio país, Messi é alvo de muitas críticas. Pelas divisões de base da seleção argentina, ele até teve destaque e conquistou a Copa do Mundo sub-20 e as Olimpíadas de Pequim. Mas, desde que subiu para a seleção principal, La Pulga não conseguiu subir no topo do pódio nenhuma vez: foi vice da Copa do Mundo de 2014 e vice da Copa América em 3 oportunidades – seria a Argentina o Vasco do continente?

Cristiano Ronaldo não teve só alegrias pela seleção portuguesa, mas é mais bem visto. Depois do fracasso na copa de 2014, em que Portugal caiu ainda na primeira fase num grupo que tinha Alemanha, Gana e Estados Unidos, CR7 deu a volta por cima e levou o time à conquista da Eurocopa de 2016.

Apesar de ser muito válida a alegação de que a Argentina tem tido equipes muito limitadas e que, por isso, é compreensível que Messi não tenha conquistado nenhum título, o mesmo vale para Portugal. Cristiano Ronaldo nunca teve companheiros excepcionais quando defendeu a seleção portuguesa, mas conseguiu conquistar uma Eurocopa.

Temporada 19/20

Até a paralisação dos campeonatos nacionais, os dois jogadores estavam brigando pelas primeiras posições das estatísticas ofensivas.

Messi já marcou 19 gols e é o artilheiro do espanhol. Foram 90 finalizações (o segundo que mais chuta ao gol) e 61 acertaram o alvo, o que dá uma eficiência de quase 70%. Além disso, em 12 oportunidades seus companheiro converteram um gol depois de receber um passe dele.

Cristiano Ronaldo, por sua vez, anotou 21 gols e é o vice-artilheiro da Serie A, atrás apenas de Immobile da Lazio (27 gols). O astro finalizou 96 vezes (líder da estatística) e acertou a meta em 60 delas – 62,5% de aproveitamento. Mas por outro lado, é o jogador da Italia que mais vezes foi flagrado em posição irregular (22 vezes).

E para você quem é o melhor? Conte nos comentários!