Com 18 das 36 rodadas do campeonato já realizadas, reunimos nesse post alguns dos destaques ofensivos e defensivos dessa edição que começou em agosto por conta da pandemia de covid-19

Artilharia

Thiago Galhardo diz que não vai comemorar caso marque gol contra o Ceará;  veja vídeo - Jogada - Diário do Nordeste

Thiago Galhardo é o grande nome do Brasileirão 2020 até aqui. Não há como negar que a fase do meia do Internacional é simplesmente absurda, fora do normal. Até aqui, ele já anotou 15 gols nos 17 jogos que atuou. Precisa falar mais alguma coisa? Atrás dele, temos Marinho, que também está voando, com 11 gols marcados.

Assistências

Não satisfeito em ser o artilheiro, Thiago Galhardo é também o jogador que mais colocou seus companheiros em condição de balançar as redes. Já foram cinco assistências, mas nesse quesito Marinho dá menos folga para Galhardo, já que vem logo atrás com quatro

Chances de gol criadas

Se Galhardo é líder em gols marcados e passes para gol, nada mais justo que ele estivesse entre os que mais criam chances de gol, certo? Junto com ele, que tem seis chances, temos também Giovanni Augusto (Coritiba), Arana (Galo), Isla (Flamengo) e Savarino (Galo).

Passes decisivos

Arrascaeta meio campo Flamengo 2020

Uma das principais peças de criação do Flamengo, o uruguaio Arrascaeta (que saudade dele no meu Cruzeiro!) é o melhor no quando o assunto são passes decisivos. Até aqui no campeonato, ninguém tem uma média melhor que a dele: 3,0 por partida.

Dribles

Keno atacante atlético-mg

O artilheiro do Atlético Keno não é só o jogador com mais hat tricks nesse Brasileirão. É também o jogador que mais teve dribles bem sucedidos sobre seus adversário: 62 em 17 (média de 3,64 por jogo).

Desarmes

O maior ladrão de bola do Brasileirão 2020 é Aderlan Silva, do Bragantino. Talvez o fato de seu time ter uma das piores defesas do campeonato, com 24 gols cedidos, seja um bom indicativo de que os defensores de Bragança Paulista tenham muitas oportunidades de desarmar seus adversários.

Cartões

Ricardo Ryller jogador rb bragantino

Outro jogador do RB Bragantino. Ricardo Ryller é o que mais recebeu a advertência amarela dos árbitros no campeonato. Mais uma vez, é possível perceber alguma lógica aqui, já que um time que leva muitos gols provavelmente fica muito tempo sem a bola, o que aumenta a chance de seus jogadores fazerem faltas.

Menos gols sofridos

Felipe Alves goleiro Fortaleza 2020

O Fortaleza tem feito um campeonato muito acima do que se espera de um time com uma folha de pagamento tão modesta. Rogério Ceni, na contramão da tendência do campeonato de ser dominado por treinadores estrangeiros, tem feito um excelente trabalho no comando do tricolor cearense e a defesa tem sido o ponto forte do clube até aqui.

Com a melhor defesa geral, Felipe Alves foi vazado em somente 11 oportunidades em 15 jogos. E detalhe: em casa, o Fortaleza sofreu apenas três gols em oito jogos.

Mais jogos sem sofrer gol

Marcelo lomba goleiro sc internacional

Não é só no ataque que o Inter manda bem. Defensivamente, o time de Coudet também tem muitos méritos e merece reconhecimento. Marcelo Lomba, titular absoluto do clube Colorado, passou 8 jogos, dos 18, sem buscar a bola dentro de sua meta.

Pra você, quem é o principal destaque do Brasileirão 2020? Conte nos comentários!