Hoje o SPM 365 vai trazer para você a história de um dos atacantes que vem se destacando e chamando a atenção no futebol brasileiro. Trata-se de Marinho, do Santos. Um jogador com uma história recheada de altos e baixos mas que sua força de vontade o levou ao topo do futebol nacional.

“Que merd* hein!? Sabia não!”

Mário Sérgio Santos Costa, mais conhecido como Marinho, Di Marinho ou Mini Míssil Aleatório, nasceu na cidade de Penedo no Alagoas em maio de 1990.

Filho do senhor Zé Carlos e da dona Eliana Costa, Marinho teve uma infância humilde no interior do nordeste e desde cedo enfrentou muitos percalços devido a situação financeira da família. Entre todas dificuldades, a mais grave delas talvez fosse o alcoolismo do pai, que em certa oportunidade bebeu tanto, que esqueceu Marinho e sua irmã em um bar. Fato este que o levou a nunca mais beber.

Marinho desde novo demonstrava habilidades com a bola nos pés, mas também foi um garoto indisciplinado e com gênio forte. Seu pai, que trabalhava como zelador no Vasco da Gama Esporte Clube de Penedo, concordou que levaria o garoto apenas se ele demonstrasse melhora em seu comportamento e com algum esforço, Marinho foi conquistando a confiança do pai e ali deu seus primeiros toques rumo a sua carreira profissional.

Marinho-base-penedense-sub20
Marinho na base do Penedense

Logo após se destacar na base do Penedense, Marinho foi transferido paro Corinthians de Alagoas, onde chamou a atenção por sua habilidade e talento em fazer gols. Mas devido a estrutura da equipe Marinho foi dispensado, começando assim a sua saga para recomeçar sua carreira.

Novas oportunidades para o recomeço

Com muita persistência e acreditando no seu sonho, Marinho contou com o apoio de sua família para que não desistisse e graças a uma oportunidade, conquistou uma vaga no time de base do Santos (veja só você). Então, ele deixou sua cidade natal e sua família para trás e correndo atrás de seu grande sonho.

Marinho-base-santos
Marinho vestindo a camisa do peixe

Porém, a vida não foi fácil para Marinho e nos 4 meses em que jogou pelo peixe, não se adaptou e isso o deixava aflito, pois seu contrato era apenas de 6 meses. Tempo este que não seria o suficiente para demonstrar todo o seu talento na Vila Belmiro.

Os dias se passaram e perto do fim de seu contrato, Marinho recebeu uma ligação de Juca Vasconcelos, que até então era presidente do Penedense, avisando que Branco (ex lateral da seleção brasileira na campanha do tetra) o havia procurado e que Marinho havia lhe despertado interesse e que gostaria que o atacante fizesse um teste no Fluminense, clube no qual Branco fazia parte da direção.

Marinho se deu bem e fez a sua estreia no brasileirão de 2008 em uma partida contra o Atlético MG. O jogo ficou 0x0 mas para o jogador, era um salto gigantesco em sua carreira.

Logo no ano seguinte, o Internacional acreditando no potencial do garoto, assinou um contrato de 5 anos e foi no colorado em que Marinho conquistou seu primeiro título como profissional, o Gauchão de 2009.

Como ainda era muito novo, o Internacional decidiu que era melhor dar “rodagem” ao jogador, o emprestando para diversos clubes como: Caxias, Paraná, Goiás e Ituano.

Desses clubes, Marinho se destacou bem no Goiás onde foi campeão goiano e também da série B do brasileirão de 2012.

Marinho-goias
Marinho com a camisa esmeraldina

Ao final desta maratona de empréstimos, Marinho assinou com o Náutico em 2014, porém sua passagem seria bem curta, pois logo em 2015 ele trocaria o Timbu pelo Ceará, onde conquistaria o principal título em sua carreira. Após vencer o Bahia em plena Fonte Nova por 1×0 o Ceará se tornou campeão da Copa do Nordeste pela primeira vez em sua história.

Marinho-Ceara-Campeao-Copa-do- Nordeste
Vozão campeão da Copa do Nordeste 2015

Foi no Ceará também que Marinho ficou nacionalmente conhecido, graças a uma inusitada entrevista pós jogo logo após um empate por 3×3 com o Santa Cruz, onde havia feito 2 gols. No segundo gol, Marinho tirou a camisa e levou amarelo, mas mal sabia ele que este amarelo o tiraria da partida seguinte, porém foi avisado pelo repórter ao vivo e soltou esta pérola:

O período pós Ceará

A ascendência meteórica e o grande futebol apresentado lhe renderam até então a maior chance de sua vida. Ainda em 2015 assinou contrato com o Cruzeiro, que vivia excelente fase após um bicampeonato nacional. Muitos consideram que Marinho teria sido injustiçado no Cruzeiro, pois apresentava um grande futebol, mas era sempre sombra dos medalhões da equipe celeste.

Sem muito espaço, foi emprestado ao Vitória onde Marinho jogou muita bola, marcando 21 jogos em 43 jogos. No time conquistou o campeonato baiano e foi o grande destaque da equipe no brasileirão com gols e assistências, além de ser o jogador com maior número de dribles certos na competição. Vários clubes brasileiros tentaram a sua contratação, porém Marinho tinha outros planos para a sua carreira.

Marinho-Vitória-Brasileirao
Marinho artilheiro no Vitória

O destino agora é a China!

Marinho estava finalmente estabilizando a sua carreira e viu em uma proposta do exterior a sua chance de conquistar a independência financeira e essa proposta veio da China, mais especificamente do Changchun Yatai por 5 milhões de euros.

Porém, Marinho teve dificuldades para se adaptar ao futebol chinês e em 2 anos, jogou apenas 22 partidas marcando 3 gols.

Marinho-China-Chanchun-Yatai
Marinho no Changchun Yatai

De volta ao Brasil

Em junho de 2018 Marinho retornou ao Brasil e assinou com o Grêmio e mesmo atuando pouco, conquistou a Recopa Gaúcha e o Gauchão de 2019 porém o casamento não durou muito.

Em meados de 2019, retornou as origens assinando novamente com o Santos, equipe que defende até os dias de hoje.

Sem sombra de dúvidas Marinho vive o melhor momento de sua carreira e graças ao futebol apresentado é sempre cotado para as listas de convocação do técnico Tite e para muitos, devia sim, ser jogador da amarelinha. Até então Marinho tem 53 jogos e 25 gols e é um dos artilheiros do Brasileirão 2020.

Marinho-santos-peixe-brasileirao
Marinho de volta ao peixe

E ai fã do esporte! Você conhecia a história do Marinho? Ele está arrebentando no Brasileirão 2020 e está disponível no SPM 365 para você escalar agora, não fique de fora!