Confira algumas curiosidades do clássico que mexe com as maiores torcidas do Rio Grande do Sul

1909: a estreia com um recorde

O primeiro jogo entre as equipes aconteceu no dia 18 de julho de 1909. O Inter havia sido fundado pouco tempo antes – tinha 3 meses de existência, enquanto o Grêmio existia há mais de 5 anos – e os diretores colorados convidaram os tricolor para ser o primeiro adversário do clube.

Em campo, o Grêmio deu um verdadeiro baile e o placar final foi o mais elástico da história clássico: 10×0. Foram cinco gols de Edgar Booth, quatro de Grunewald e um tento anotado por Moreira. No segundo e no terceiro Grenal, a história se repetiu: o tricolor aplicou uma goleada de 5×0 e, no jogo seguinte, o placar fechou em 10×1.

Primeira vitória do Inter

Os colorados venceram sua primeira partida diante do Grêmio em 1915. Havia dois anos que um Grenal não acontecia e tinha muita expectativa em torno da partida porque a rivalidade já era grande naqueles tempos. Por volta de 4.000 torcedores foram prestigiar o clássico e presenciaram um baile alvirrubro.

O Inter dominou a partida do começo ao fim, mas teve dificuldades para abrir o placar, já que o gol que inaugurou o marcador saiu apenas aos 44 minutos do primeiro tempo. Os demais tentos colorados saíram na etapa complementar e depois de o Grêmio reduzir para 3×1, o Inter tratou de marcar o quarto gol e dar números finais à partida.

Escolha os melhore de todos os tempos do Gre-Nal. Escale suas 11 lendas

Maior virada

No dia 13 de agosto de 1944, valeu a máxima de que clássico não tem favorito.

O Grêmio amargava uma sequência de 3 derrotas para o seu maior rival e buscava mudar essa situação, mas o Inter tinha um ataque mortífero que à época era chamado de Rolo Compressor e prometia dificultar a vida do tricolor.

No primeiro tempo, um baile colorado. Foram 3 gols que deixaram tanto a torcida quanto os atletas gremistas estavam desacreditados de que a vitória ainda poderia vir. Mas na etapa final, o improvável aconteceu e, com gols de Ramón Castro (2), Bentevi e Mário, o tricolor gaúcho conseguiu virar o jogo e derrotou o Inter.

Partida histórica na Libertadores 2020

Uma das cenas da briga generalizada

Nesse ano, aconteceu o primeiro confronto entre os times na Libertadores da América. A expectativa era grande, já que ambos os elencos haviam vencido na estreia pela competição e prometia ser um embate de qualidade.

Até os 85 minutos de bola rolando, ambas as equipes conseguiram criar boas chances e o jogo estava emocionante. Entretanto, como em muitas outras ocasiões, os atletas deram um mau exemplo e uma confusão generalizada tomou conta do gramado. O árbitro expulsou quatro atletas de cada lado e nos minutos finais a partida continuou com o placar intocado.

Líderes de estatísticas

Gols marcados

Talvez pela grande rotatividade de jogadores atualmente, todos os maiores goleadores dos Grenais defenderam seus times no século passado. Dos 11 atletas que fizeram 10 gols ou mais, 7 vestiram o mando alvirrubro:

JogadorEquipeGolsJogos
CarlitosInternacional3858
VillalbaInternacional2130
TesourinhaInternacional1644
Luiz CarvalhoGrêmio1529
AlcindoGrêmio1226
AcácioInternacional1110
BodinhoInternacional1120
FoguinhoGrêmio1136
PirilloInternacional1010
CésarGrêmio1014
LarryInternacional1020

Maior público

Nilson partindo para a comemoração do gol da vitória sobre o Grêmio

Intitulada “o Grenal do século”, a partida que contou com o maior público da história desse clássico era válida pela semifinal do Campeonato Brasileiro de 1988. Como valia uma vaga na decisão (e na Libertadores) e o primeiro jogo havia ficado empatado em 0x0, as duas equipes jogariam o confronto de volta precisando correr atrás do resultado.

78.083 pessoas era o público pagante daquele jogo, que teve final feliz para os Colorados. Mesmo com um jogador a menos desde o primeiro tempo, o Inter conseguiu virar o placar e venceu o Grêmio por 2×1 com dois gols de Nilson, que foi considerado o grande herói da partida.

Saldo atual

Já aconteceram 424 edições desse clássico que, sem dúvidas, é um dos maiores do Brasil. Apesar do começo ruim, os colorados, hoje, levam vantagem com uma considerável margem de gols marcados e de vitórias:

  • Internacional: 156 vitórias (585 gols marcados)
  • Grêmio: 133 vitórias (552 gols)
  • Empates: 135

Qual momento dos Grenais mais te marcou? Deixe seu relato nos comentários!

Cadastre-se grátis no SPM365