Com o fim da fase de grupos, ficaram definidos os confrontos das oitavas de final. Veja o que se espera de cada duelo.

Confrontos das oitavas de final pela Euro 2021

Bélgica x Portugal

Romelu Lukaku comemorando gol da Bélgica na Euro 2021

A Bélgica vem para as oitavas com 100% de aproveitamento na fase de grupos e apenas um golzinho sofrido – contra a Dinamarca, a outra classificada do grupo B. Lukaku e De Bruyne, como já era de se esperar, foram os principais destaques ofensivos do time com três participações diretas em gols para cada um.

Cristiano Ronaldo, maior artilheiro da Eurocopa edição de 2021

Portugal teve uma classificação bem mais complicada, mas é compreensível porque caiu no grupo da morte. Com França, Alemanha e Hungria, os portugueses marcaram o mesmo número de gols que a Bélgica (sete), mas sofreram seis gols (quatro para Alemanha e dois para a França). Cristiano Ronaldo está embaladíssimo e soma cinco gols, mas a vulnerabilidade defensiva da seleção lusa pode fazer a diferença em um jogo apertado.

Quem passa: Portugal.

Itália x Áustria

Lorenzo Insigne na Euro 2020

A Itália teve a melhor campanha da fase de grupos. Foram sete gols marcados e Donnaruma não buscou a bola no fundo de suas redes nenhuma vez. O time está extremamente bem organizado, não perde há 30 partidas e chega às oitavas com muita confiança.

David Alaba comemorando um gol da Áustria na Euro 2020

A adversária da Azurra, a Áustria, chegou às oitavas com duas vitórias (sobre Ucrânia e Macedônia do Norte) e uma derrota para a Holanda, líder do grupo. Apesar da campanha razoável, a Áustria só vai passar das oitavas por um milagre porque o time da Itália é um verdadeiro rolo compressor – mas é bom lembrar que essa chance existe.

Quem passa: Itália

França x Suíça

Benzema fez dois gols contra Portugal na Euro 2020

A França chegou com status de grande favorita. Depois do título mundial em 2018 e com Benzema (em ótima fase) reintegrado à seleção, os franceses passaram pela fase de grupos com o primeiro lugar do grupo F, mas sem a superioridade esperada. A vitória contra a Alemanha foi uma boa estreia, mas os empates com Hungria e Portugal mostraram que o time de Deschamps precisa crescer na competição se quiser levar o título. Griezmann está bem, é o atacante que mais correu no torneio até aqui (29,9km) e Benzema é o artilheiro do time com dois gols. Falta Mbappé ser o protagonista que foi na Copa do Mundo da Rússia.

Xherdan Shaqiri em vitória da Suiça sobre a Turquia na Euro 2020

A Suíça, por sua vez, fez a campanha que se esperava dela. No mesmo grupo de Itália, Gales e Turquia, os suíços brigavam com os galeses pelo posto de segunda força do grupo. Ambas as seleções terminaram com quatro pontos, mas os suíços levaram a pior no saldo de gols. Assim, acabaram se classificando como um dos melhores terceiros colocados e não devem impor tantas dificuldades à França.

Quem passa: França

Croácia x Espanha

Modrić na Euro 2020

A Croácia tem um time bem medíocre, que só teve algum destaque porque decidiu não se ajoelhar antes das partidas para fazer coro aos protestos antirracistas – o que não surpreende ninguém dado o histórico cultural croata. Em campo, quatro gols marcados, três sofridos e uma vitória na última rodada sobre a fraca Escócia que trouxe a classificação.

Gerard Moreno, atacante da Espanha, depois de marcar na Euro 2020

Já a Espanha não cumpriu o dever de casa. No grupo E, com Suécia, Eslováquia e Polônia, a Fúria ficou com o segundo lugar e teve apenas uma vitória. Aliás, é importante lembrar que a Espanha empatou os dois primeiros jogos e só a vitória na última rodada classificaria os espanhóis. Ainda assim, nesse confronto, o favoritismo está do lado de quem tem título mundial e, se a Espanha jogar um pouco melhor do que foi na fase de grupos, já será suficiente para despachar a Croácia.

Quem passa: Espanha

Suécia x Ucrânia

Forsberg na Euro 2020 comemorando gol pela Suéxia

Sem o jogador que venceria o prêmio de maior ego do mundo, conhecido como Ibrahimovic, a Suécia surpreendeu e foi a melhor do grupo E. Depois do empate em 0x0 com a Espanha, favorita do grupo, os suecos bateram Eslováquia e Polônia em dois jogos muito apertados – 1×0 e 3×2, respectivamente.

Andriy Yarmolenko

A Ucrânia causou polêmica antes mesmo do início da Euro 2020. O lançamento da camisa para o torneio continental deixou a Russia furiosa porque no uniforme, há um mapa da Ucrânia que inclui a região da Crimeia, disputada justamente pelos dois países. Sem contar, ainda, que a camisa tem também um slogan associado à cooperação com os nazistas da Segunda Guerra Mundial. Dentro de campo, a Ucrânia só não foi eliminada porque venceu a Macedônia do Norte, o saco de pancadas do grupo. Mas, definitivamente, a Ucrânia não terá longa vida nessa Euro.

Quem passa: Suécia

Inglaterra x Alemanha

Sterling comemorando gol contra a Croácia na Euro 2020

Os ingleses tiveram o ataque mais econômico entre os classificados, já que venceram dois jogos pelo placar mínimo e empataram sem gols – somando sete pontos ao todo. Sterling foi o grande nome da primeira fase, já que fez os dois gols da Inglaterra. Entretanto, contra a Alemanha, que tem um conjunto relativamente forte, será necessário mais do que a indidualidade do avançado do City.

Robin Gosens na Euro 2020 pela Alemanha

A Alemanha, por sua vez, passou sustos no grupo da morte da Euro. Depois da derrota para a França, começou perdendo contra Portugal e virou o jogo para 4×2. Na última rodada, a classificação era muito provável porque a Hungria tinha um time bem menos qualificado. Mas os húngaros surpreenderam. Saíram na frente aos 10′ e se fecharam no campo de defesa. A Alemanha empatou no segundo tempo e, na saída de bola húngara, levou outro gol. A derrota desclassificava os alemães e classificava a Hungria como uma das melhores terceiras colocadas.

Seria uma zebra gigantesca e uma enorme derrota para o mundo do esporte, já que fora de campo, tivemos mais uma polêmica na Euro 2020: a Hungria aprovou uma lei que veta a “promoção” da homossexualidade para menores de idade, o que provocou reações entre governantes e atletas europeus. A prefeitura de Munique iluminaria a Alianz Arena (palco do duelo da última rodada) com as cores do arco-íris, mas foi proibida pela UEFA. Neuer, no entanto, estava em campo com uma braçadeira de capitão com as cores da bandeira LGBTI+ e Goretzka, ao empatar a partida faltando sete minutos para o fim, comemorou na frente da torcida húngara fazendo um sinal de coração – como quem diz que o amor é que deve prevalecer.

Contra a Inglaterra, o jogo mais consistente e com mais repertório criativo da Alemanha deve prevaler. Mas é mata-mata e a forte defesa dos ingleses pode complicar a vida dos alemães.

Quem passa: Alemanha

Holanda x República Tcheca

Wijnaldum na vitória da Holanda por 3x2 sobre a Ucrânia pela Euro 2020

A Holanda não esteve atrás no placar em nenhum momento da Euro. Passou pelos seus três adversários com vitória e teve uma das melhores campanhas. Mas não foi nada além da obrigação, já que o grupo B era um dos mais fracos da Eurocopa. A última partida, contra a Macedônia do Norte foi uma exibição de gala, com variações de jogadas, de esquemas táticos e um domínio incontestável refletido pelo 3×0 no placar. Futebol de quem tem potencial para entas nas semis.

Patrik Schick na Euro 2020

O golaço do meio do campo de Patrick Schick no jogo contra a Escócia provavelmente foi o mais bonito da Euro 2020, mas infelizmente o futebol da República Tcheca não é tão vistoso quanto foi esse gol. Os tchecos sofreram para empatar com a Croácia e perderam para a Inglaterra praticamente sem ameaçar Pickford. Por isso, a Holanda deve dominar as ações ofensivas do confronto e vencer por mais de um gol de diferença.

Quem passa: Holanda

Gales x Dinamarca

Gareth Bale comemorando gol por Gales na Eurocopa 2020

A seleção de Gales, mais conhecida como Bale + dez, conseguiu uma derrota, uma vitória e um empate na fase de grupos. Apesar da derrota para a Itália, o empate veio diante da Suíça, que é o time do grupo A com nível de qualidade mais parecido com a Dinamarca. Por isso, arriscamos dizer que esse será um confronto equilibrado.

Homenagens a Eriksen na Eurocopa 2020

A Dinamarca sofreu com o susto de ver Erisken ter um mau súbito em pleno campo no jogo contra a Finlândia e mesmo perdendo seu principal jogador, conseguiu se classificar. Depois de duas derrotas, os dinamarqueses contaram com resultados que deixaram a Bélgica em primeiro com nove pontos e todos os demais times do grupo com três. Como Finlândia e Rússia tinham saldos negativos, a Dinamarca, com um de saldo, passou. E chega para as oitavas com possibilidades de avançar – apesar do equilíbrio aparente do confronto, se fosse para apontar algum favorito, esse time seria a Dinamarca.

Quem passa: Dinamarca

Para você, quais serão os classificados para as quartas da Euro 2020? Diga nos comentários!

banner_spm365