Muito bem fã do esporte! O brasileirão começou e, com ele, muitas surpresas nas duas primeiras rodadas.
Confira o balanço e a expectativa do SPM 365 para o seu clube do coração.

O futebol voltou, mas com ressalvas

Depois de uma longa pausa devido à pandemia de COVID-19, o futebol aos poucos está retornando ao Brasil. Infelizmente, sem a segurança necessária para os atletas, mas as federações estaduais tem feito o possível para que o esporte possa transcorrer normalmente sem grandes impactos.

Este texto é opinativo e baseado na pesquisa feita pelos nossos redatores com base na expectativa de grandes jornalistas e especialistas no futebol brasileiro. Reunimos informações para eleger que são os: favoritos ao título; vaga na Libertadores; vaga na Sul americana; meio de tabela; rebaixamento.

Os favoritos ao título:

  • 1 – Flamengo: O atual campão brasileiro vem de dois tropeços, uma derrota para o Atlético MG por 1×0 em pleno Maracanã e um acachapante 3×0 para o Atlético-GO. Talvez esse resultado deixe o torcedor rubro negro com uma pulga atrás da orelha, porém Domenic Torrent está apenas no seu segundo jogo e não conhece totalmente a sua equipe. Vale lembrar que Jorge Jesus teve um inicio semelhante, ao perder para o Emelec por 2×0 e, logo em seguida, levar um 3×0 para o Bahia. Apesar da situação atípica, o Flamengo segue sendo um dos grandes candidatos ao título em 2020. Lembrando que a equipe ainda disputa Copa do Brasil e a Libertadores da América.

    Os principais reforços da equipe foram: Pedro, Pedro Rocha, Michael e Thiago Maia.
  • 2 – Atlético MG: O Galo de minas abriu os cofres nesta temporada do futebol nacional. Com um alto investimento de vários investidores, o Atlético-MG foi ao mercado e se reforçou na expectativa de superar o frustrante começo de ano para a torcida alvinegra. Para mostrar que não está de brincadeira, o presidente Sérgio Sette Câmara buscou nada mais que Jorge Sampaoli para comandar a sua equipe e desde então o galo está na final do Campeonato Mineiro e com 100% de aproveitamento no Brasileirão.

    Os principais reforços da equipe foram: Rafael, Mailton, Arana, Dylan Borrero, Allan, Alan Franco, Léo Sena, Tardelli, Savarino, Marrony e Keno.
  • 3 – Grêmio: O tricolor gaúcho tem como trunfo a experiência do técnico Renato Gaúcho somada à habilidade de jovens jogadores como Pepe e Luciano. Também conta com a grande temporada que o meia atacante Diego Souza vem fazendo, balançando as redes em diversas oportunidades. Entretanto, a equipe precisará lidar com a ausência de Everton Cebolinha, principal nome do ataque tricolor que agora será comandado por Jorge Jesus no Benfica.

    Os principais reforços da equipe foram: Vanderlei, Victor Ferraz, Diego Souza, Orejuela, Caio Henrique e Lucas Silva.
  • 4 – Palmeiras: O Verdão não vem apresentando um desempenho que encante sua torcida. Apesar do título estadual, o time de Vanderlei Luxemburgo joga um futebol burocrático e sem muitas inspirações. Porém, o time possui um elenco muito forte e com várias peças que não podem ser ignoradas. Se o Palmeiras encontrar o seu bom futebol, ele com certeza se torna um forte candidato ao título.

    Os principais reforços da equipe foram: Matias Viña, Rony e Luan Silva.

Vaga para Libertadores:

  • 1 – Internacional: O começo de ano do Inter (levando em consideração o começo e o final recente do estadual) não foram como a torcida imaginava. A queda na semifinal para o maior rival apontou falhas no futebol colorado que, mesmo com muito volume de jogo, peca bastante na hora de finalizar. O técnico Eduardo Coudet veio na leva de técnicos estrangeiros e está fazendo um trabalho interessante. O Colorado estreou no brasileirão com vitória sobre o Coxa, mas a falta de recursos no elenco, nos faz colocar o inter na briga por vaga da Libertadores.
  • 2 – Athletico: O futebol do furacão decaiu em comparação ao apresentado ano passado, quando conquistou a Copa do Brasil. O técnico Dorival Júnior não conseguiu fazer a equipe render, ainda depois da saída de muitas peças importantes do elenco. Entretanto, com a conquista do estadual e o bom começo no Brasileirão com 2 vitórias, o furacão pode surpreender e disputar uma vaga para a taça Libertadores da América.
  • 3 – São Paulo: O São Paulo surpreendeu após ser derrotado para o modesto Mirassol nas semifinais do campeonato paulista. Com um futebol contestado, o tricolor tenta se recuperar para poder fazer bonito no Brasileirão. Sua equipe tem nomes de peso como Daniel Alves, Juan Fran e Alexandre Pato, o que pode fazer toda a diferença na corrida pela vaga da Libertadores.
  • 4 – Corinthians: O timão vem passando maus momentos financeiramente. Investiu muito dinheiro em Luan, que não vem correspondendo em campo como se esperava e o time como um todo sofre com altos e baixos. De quase rebaixado no estadual, conseguiu dar a volta por cima e chegar à final, mas acabou derrotado nos pênaltis para o grande rival Palmeiras. Apesar de tudo, se Tiago Nunes conseguir encaixar o time, o Timão pode beliscar uma vaga na Liberta.

Disputa contra o rebaixamento:

1 – Fluminense: Odair Hellmann tem tido muito trabalho para colocar o elenco em dia com a disputa do Brasileirão. O time do Fluminense não é fraco e é recheado de estrelas, que no entanto, não se dão muito bem em campo. Quem tem se destacado são os garotos da base como Miguel, Marcos Paulo e Evanilson, mas é pouco provável que eles consigam sustentar o time por todo o campeonato.

2 – Goiás: A equipe esmeraldina fez uma grande campanha na série B de 2019 e surpreendeu a todos conseguindo o acesso a série A. Contudo, o time sofre com a falta de opção de jogadores qualificados para poder jogar de igual com as outras equipes da primeira divisão e, pelo menos de acordo com o que vimos até agora, acreditamos que o Goiás vai passar por maus bocados em 2020.

3 – Atlético GO: Após 2 anos na série B, o Atlético Goianiense está de volta e tem a missão de se firmar na série A. Apesar de ter a primeira partida adiada, surpreendeu a todos ao golear o Flamengo por 3×0, um resultado impensável dada as diferenças técnicas das duas equipes. Com um time enxuto e modesto, só resta ao Atlético alcançar os 45 pontos para se safar. porém a concorrência é pesada.

4 – Botafogo: O Botafogo vive a maior crise financeira do Brasil mas mesmo assim tem tentado se reforçar. Trouxe o meia Honda, que é um jogador de bastante qualidade no meio, porém vem demonstrando dificuldade para se adaptar ao futebol brasileiro. No estadual, não conseguiu fazer frente aos rivais caindo na semi final para o Fluminense. A atual equipe do fogão vai exigir muita criatividade do técnico Paulo Autuori para desenvolver um bom futebol no campeonato nacional.

E você torcedor, o que achou da nossa análise? Você concorda ou discorda da avaliação feita pelo SPM 365? Se você gosta de futebol, demonstre suas habilidades escalando no SPM 365!