Conheça o primeiro jogo de técnico que viralizou no Brasil e que ainda é um sucesso entre os apaixonados pelo futebol

Se você nasceu nos anos 80 e gosta de futebol desde a infância, muito provavelmente teve contato com um o Elifoot, o primeiro jogo de técnico (ou jogo de manager) a chegar no Brasil e se tornar muito popular.

Criado em 1987 por um português chamado André Elias, o jogo inicialmente foi elaborado para o ZX Spectrum, muito popular na Europa e, em 1990, prosseguiu como Elifoot I para o PC, onde teve uma segunda versão chamada Elifoot II. Em entrevista ao UOL, o André contou o motivo que o levou a desenvolver um jogo nos moldes do Elifoot:

“O Elifoot foi feito pela primeira vez para o ZX Spectrum na linguagem BASIC. Este computador se tornou popular em Portugal por volta de 1985. Havia um jogo manager à altura, mas só dava para um único jogador. Queria jogar com os amigos, mas contra eles, e como não existia o que queria, resolvi criar. Assim, fiz um jogo para eu próprio jogar.”

André Elias, em entrevista ao portal UOL

Para jogar o Elifoot, o jogador assume o papel de dirigente e técnico do clube. Assim, precisa controlar as finanças do time, além de definir a formação tática, quem entra em campo,

O jogo chegou em um época que não havia tantas opções parecidas, aos poucos foi ganhando o coração de muito dos amantes do futebol e virou uma febre não só aqui no Brasil, mas em muitos outros países também. Atualmente, mesmo com muitas outras opções de jogos eletrônicos, o game ainda é um sucesso e segue sendo atualizado ano após ano – inclusive, ganhou uma versão mobile.

Apesar de poucos recursos gráficos, já que assim como no Brasfoot, o técnico vê somente os principais eventos do jogo e as estatísticas, é muito fácil passar horas e horas se distraindo com o jogo.

Como é tudo bastante dinâmico – os 90 minutos das partidas demoram na verdade apenas alguns segundos – os campeonatos evoluem rápido e a imersão no universo do manager de futebol é capaz de te fazer esquecer do mundo real por um tempo. Quem nunca perdeu a noção da hora jogando Elifoot que atire a primeira pedra!

Fantasy Games e o Elifoot

Para se dar bem no Elifoot, o técnico precisa levar em consideração alguns fatores como ter bom controle financeiro, saber qual esquema tático funciona melhor para os seus jogadores, poupar jogadores que estejam cansados entre outros. Mas tudo isso acontece somente dentro do universo do próprio jogo, não há qualquer conexão com o mundo real.

No SPM 365, um fantasy game com os torneios mais importantes do mundo, a disputa é um pouco diferente diferente. Com o modelo do daily fantasy, o técnico precisa escalar seu time com base no desempenho dos jogadores reais: o atleta recebe uma pontuação pre definida por cada ação durante o jogo. Assim, o técnico precisa estudar o histórico dos jogadores para montar um time fictício com aqueles que ele entende terem as maiores chances de pontuar bem dentro dos critérios do jogo.

Além disso, no SPM 365 os melhores managers podem faturar prêmios. E os recém chegados ganham um bônus de $10 para começarem a jogar nos torneios com premiação em dinheiro. Ah, quem convida os amigos recebe mais $5 de bônus para escalar também.

O fantasy conta com muitos torneios e, é claro, que os mais importantes estão lá. Tem Taça Libertadores da América, Champions League, Premier League, Serie A, Europa League e muitos outros. Conheça agora mesmo o SPM365 e seja um técnico de sucesso no fantasy que mais cresce no Brasil.