Você conhece a FIFA? Saiba como surgiu a entidade maior do futebol mundial e sua importância para a organização dos torneios do planeta bola.

Em 21 de maio de 1904, líderes de sete países: Dinamarca, Espanha, Bélgica, Suécia, Suíça, Holanda e França, fundaram a Fédération Internationale of Football Association (Federação Internacional das Associações de Futebol) ou simplesmente FIFA.
Uma curiosidade é que o termo “Football Association” deriva do fato da instituição ser responsável também pela Rugby Football Union, que atualmente é conhecida somente como Rugby.

O desejo da criação da FIFA surgiu da ideia de 4 amigos que almejavam criar um torneio de futebol entre diferentes países. O advogado Robert Guérin (que dia 22 de maio de 1904 foi eleito o primeiro presidente da FIFA), o banqueiro C.A.W. Hirschman, o industrial Henry Delaunay e o editor francês Jules Rimet (que mais tarde daria nome ao troféu da Copa do Mundo).

Em 1906 ocorreu a primeira competição internacional, mas devido a falhas na organização. o presidente Robert Guerín foi substituído pelo inglês Daniel Burley.

O novo presidente estabeleceu como regras internacionais para o esporte o modelo inglês e estabeleceu o francês como idioma oficial da federação. Em seguida, países de outros continentes aderiram a FIFA. Em 1921, o francês Jules Rimet assumiu a presidência da FIFA.

A primeira Copa do Mundo foi realizada em 1930, sendo o Uruguai o primeiro país sede. Desde então, a Copa do Mundo só deixou de ser realizada durante a segunda Guerra Mundial.

Poster do primeiro mundial em 1930

Em 1974, o brasileiro João Havelange assumiu a presidência da FIFA, cargo que ocupou até 1998, quando Joseph S. Blatter o substituiu.
A FIFA estabelece, junto a suas confederações, as regras do futebol, as do futsal, do futebol de areia e de arbitragens.

Além da Copa do Mundo de Futebol, a FIFA organiza a Copa das Confederações, os Mundiais Sub-17 e Sub-20, o Mundial Interclubes, a Copa do Mundo de Futebol Feminino, a Copa do Mundo de Futebol de Areia e o Campeonato Mundial de Futsal.

Em 1950 o Brasil foi sede da Copa do Mundo de Futebol pela primeira vez. Em 2014 foi a sede da competição pela segunda vez.

Selo comemorativo do mundial no Brasil em 1950

Curtiu essa breve história sobre a FIFA? Fique ligado também nas 11 Lendas do SPM 365 e escale times incríveis!