Vinicius é alvo de consultas e observações de jogos feitas por alguns dos clubes mais ricos do planeta desde os 14 anos. A ousadia, o drible e a visão de jogo sempre chamaram atenção no estilo de Vinícius, um atacante capaz de jogar pelo lado do campo ou mais pelo centro. Conheça a história da carreira do atleta.

O Início

Vinícius foi federado pelo Flamengo aos 10 anos e, desde então, foi tratado com o status de futuro craque, sendo o principal destaque da base desde o time sub-13. Em 2017, depois da boa participação do atleta na Copa São Paulo, Vinícius foi chamado para realizar alguns treinos com o time profissional do Flamengo e sua integração ao elenco principal era questão de tempo.

No dia 13 de maio daquele ano, com apenas 16 anos, Vinicius fez sua estreia como profissional na partida em que o Flamengo empatou em 1 a 1 com o Atlético-MG, válida pela 1ª rodada do brasileirão. Entrou em campo aos 37 minutos do segundo tempo, depois de pedidos da torcida.

Vinicius Jr. na sua estreia pelo Flamengo.

Não esqueça de fazer sua escalação no SPM 365!

A partir de então, o jogador passou a ter mais espaço na equipe profissional e a mostrar seu valor. Logo após sua segunda partida como profissional do Fla, o clube anunciou sua venda para o Real Madrid, da Espanha, por 45 milhões de Euros. No acordo assinado, o clube carioca assinou uma obrigação de venda em julho de 2018, já que não é permitido na Espanha o registro de estrangeiros menores de idade.

Em 9 de agosto de 2017, na goleada do Flamengo por 5×0 sobre o Palestino, do Chile, o garoto entrou na partida e, no primeiro toque na bola, marcou seu primeiro gol como profissional. Mais tarde, em novembro, Vinicius teve uma atuação de destaque no clássico Fla-Flu.

A partida ocorreu no dia 01 de novembro de 2017, válida como a partida de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana. Vinicius entrou na partida quando a equipe estava perdendo por 3×1 e foi fundamental para o empate, que garantiu a classificação ao time. Com três minutos em campo, ele enfiou uma bola para Éverton Ribeiro dar um toque genial e deixar Felipe Vizeu livre para marcar o segundo gol. E depois ele sofreu a falta que originou o terceiro gol, marcado por Willian Arão, de cabeça.

Em 2018, Vinicius passou a ter mais oportunidades na equipe e a ser mais decisivo. Para se ter uma ideia, em março, ele fez os 2 gols da vitória do Flamengo sobre o Emelec, fora de casa, em partida da fase de grupos da Libertadores, se tornando assim a pessoa mais jovem a marcar um gol pelo rubro negro carioca na competição.

Ele tem 17 anos. Não é normal, não é comum um jogador de 17 anos entrar num jogo enorme desses e fazer a diferença. Então, o Vinícius Júnior mostrou que não é comum, não é normal. Por isso ele é a maior contratação da história do futebol brasileiro. Mostrou ontem para quem duvidava que o Vinícius Júnior pode vir a ser um grande nome do futebol mundial. No jogo de ontem deu elementos para ninguém duvidar. Ele teve, para mim, o batismo de fogo. Entrou num Fla-Flu enorme, iniciou, depois de receber um passe do Diego, a jogada do segundo gol do Flamengo.

André Rizek, comentarista do SporTV, sobre a atuação de Vinicius Jr no Fla-Flu.

Real Madrid

Vinicius Jr. assinando contrato com o Real Madrid.

Conforme estabelecido em contrato, em julho de 2018 Vinicius Junior finalmente ficou à disposição do Real Madrid. Por ter 18 anos, o clube decidiu inscrevê-lo como atleta do Real Madrid Castilla – que é uma espécie de filial do Real Madrid – para que ele pudesse já ir se adaptando ao futebol espanhol.

Em setembro de 2018, Vinícius fez sua estreia pela equipe principal em um jogo com o Atlético de Madrid. Com isso, Vinicius se tornou o primeiro futebolista a nascer após a virada do milênio a atuar na equipe principal do Real Madrid.

No dia 31 de outubro, Vinícius fez sua primeira partida como titular, na vitória do Real Madrid fora de casa por 4×0 contra o Melilla, pela Copa do Rei. Não marcou, mas deu uma assistência e foi considerado pelo jornal Marca como o melhor em campo. No dia 3 de novembro, marcou seu primeiro gol oficial contra o Real Valladolid, em partida da LaLiga.

Já no ano seguinte, em fevereiro, na partida contra o Ajax, o jogador estabeleceu um recorde no clube: se tornou o jogador mais jovem da história do Real Madrid a atuar como titular durante 12 partidas consecutivas. Na partida em questão, Vinícius também tornou-se o jogador mais jovem do clube a atuar como titular em um mata-mata de Champions League.

Na temporada seguinte se tornou o jogador mais jovem a marcar um gol no “El Clássico” , na 26ª do Campeonato Espanhol, superando a marca de Lionel Messi.

Seleção Brasileira

Sua rápida ascensão no Real Madrid o rendeu a primeira convocação para a Seleção Brasileira principal, para os amistosos contra o Panamá e a República Tcheca. Porém devido a uma lesão na partida contra o Ajax, o jogador foi cortado de ambas.

Voltou a ser convocado após a pré-temporada de 2019/20 para os amistosos contra Peru e Colômbia.

Recordes

  • Maior valor arrecadado por um clube brasileiro por uma negociação (45 milhões de euros)
  • Transferência mais cara da história do futebol (entre futebolistas com menos de 19 anos)
  • Jogador mais jovem do Flamengo a marcar um gol na Copa Libertadores (17 anos, 8 meses e 2 dias)
  • Jogador Brasileiro mais jovem a marcar dois gols em um mesmo jogo na Copa Libertadores (17 anos, 8 meses e 2 dias)
  • Jogador mais jovem a completar 50 jogos pelo Flamengo (17 anos, 8 meses e 10 dias).

Onde vocé quer ver o Vinicius Jr. jogando? Conta pra gente! Não esqueça de fazer sua escalação no SPM 365!