Consagrado como um dos maiores jogadores de futsal de todos os tempos, confira a história de Alessandro Rosa Vieira, o Falcão,

Alessandro Rosa Vieira, mais conhecido como Falcão, nasceu em São Paulo no dia 8 de junho de 1977. Ele é um ex-jogador de futsal brasileiro que atuava como ala. Atualmente jogando no time Futebol 7 do Grêmio, o atleta é amplamente considerado como um dos melhores jogadores de futsal de todos os tempos.

Filho de pai açougueiro, Alessandro passou sua infância e adolescência no bairro Parque Edu Chaves, na zona norte de São Paulo. Herdou o apelido – Falcão – do seu pai, João Eli Vieira, famoso nos campos de várzea da Zona Norte de São Paulo. João era conhecido como Falcão pela semelhança na aparência com o ex-jogador de futebol de campo Paulo Roberto Falcão, que jogou no Internacional e Porto Alegre e na Seleção Brasileira.

O jogador iniciou sua carreira no futsal defendendo o Clube de Campo Associação Atlética Guapira no ano de 1991, clube da Zona Norte de São Paulo. Mas sua estreia no futsal profissional só veio a acontecer mesmo em 1994. Em seu primeiro ano do juvenil ele foi chamado para jogar na equipe adulta.

Em mais de duas décadas, Falcão jogou por 11 clubes de futsal, além de uma passagem curta pelo futebol de campo, quando vestiu as cores do São Paulo, em 2005. Apesar de ter atuado apenas 13 vezes com a camisa tricolor, e de ter ficado pouco mais de 6 meses no clube, seu nome consta nos registros como campeão paulista e campeão da Copa Libertadores daquele ano.

Falcão jogando pelo São Paulo.

Seleção Brasileira

Falcão foi convocado pela primeira vez para a Seleção brasileira em 1998. Com ela, conquistou por três vezes a Copa América de Futsal (2000, 2008 e 2011), e um vice (2003). Também venceu duas vezes a Copa do Mundo de Futsal (2008 e 2012), além de um vice-campeonato (2000) e um terceiro lugar (2004), Ganhou medalha de ouro em Jogos Pan-Americanos (2007); e por cinco vezes o Grand Prix de Futsal.

Em 2000, dois anos depois de sua primeira convocação e com apenas 23 anos, Falcão teve sua primeira participação em Copas do Mundo, e ajudou a equipe a conquistar o vice-campeonato da competição (na final, derrota por 4 x 3 para a Espanha).

Em 2004, mesmo com Falcão sendo eleito pela FIFA como o Melhor Jogador do torneio – o que lhe renderia, ao final do ano, o prêmio de Melhor Jogador de Futsal do Ano – o Brasil não venceu a competição, conquistou a medalha de bronze.

Falcão pela Seleção Brasileira.

Em 2008, na sua terceira participação, Falcão finalmente conquistou seu primeiro título de Copa do Mundo. Pela segunda vez consecutiva, foi eleito novamente o Melhor Jogador do torneio e, posteriormente, o Melhor do Ano.

Em 2012, o Mundial disputado na Tailândia, foi o quarto disputado pelo Falcão. Porém, durante todo o campeonato, o jogador sofreu com lesões e até com uma paralisia facial.  Mesmo atuando no sacrifício, ele foi decisivo em boa parte dos jogos e levantou a taça.

Em 2016, Falcão fez sua última participação em Copas do mundo, já com 39 anos. O Brasil não levou, saiu nas oitavas de final para o Irã, porém após a partida, o jogador foi ovacionado pelos adversários (os iranianos trataram de erguer Falcão e jogá-lo para o alto, em sinal de honra) e chorou.

Ele não só é o maior artilheiro da história da equipe, mas o maior artilheiro mundial de todas as seleções de esportes ligados ao futebol. Fez seu último jogo pela seleção no dia 26/03/2017 contra a Colômbia, marcou gol, seu último pelo Brasil, e ajudou o seu time a ganhar a partida por 3×2.

Atualidade

Atualmente, Falcão joga no futebol 7, ou futebol society. A modalidade é jogada com sete jogadores em cada time e dois árbitros apitando a partida e possui duração de dois tempos de 25 minutos.

O jogador defende o Grêmio e está disputando a liga nacional. Falcão vai disputar também a Liga das Américas, que será realizada em Porto Alegre. Em caso de título da competição, ele pretende disputar também o mundial da modalidade, marcado para julho do próximo ano.

Além disso, ele também possui um canal no youtube, onde realiza desafios, mostra um pouco do seu dia a dia e claro, dá um show com a redonda.

O que você achou da história do astro do futsal? Não se esqueça de fazer sua escalação no SPM 365