O Verdão não joga bem e é derrotado por time mexicano com gol de Gignac, de pênalti. Bayern joga com Al Ahly para definir a última vaga para a final do torneio.

Começou mais uma edição do Mundial de Clubes da FIFA. O Palmeiras, campeão da Libertadores, jogou sua primeira já nas semifinais da competição, e terminou eliminado pelo Tigres do México, que vencer por 1×0 com gol de Gignac de pênalti.

Tradicionalmente disputada em dezembro, a competição válida pela temporada de 2020, foi adiada para fevereiro de 2021 por conta das mudanças no calendário dos clubes causadas pela pandemia do coronavírus.

Datas

O torneio será disputado entre os dias 4 e 11 de fevereiro de 2021, no Qatar. Este será o último torneio com esse formato que foi estabelecido em 2005 – com seis campeões continentais e o campeão do país sede da competição. A FIFA já anunciou que está trabalhando em um outro formato para o mundial, com 24 equipes do mundo todo.

Em função da pandemia do coronavírus, 2021 terá dois torneios mundiais de clubes: o relativo a 2020, que está sendo disputado, e o relativo a 2021, com data prevista para dezembro. A grande final será no dia 11 fevereiro de 2021 às 15h.

Clubes classificados

Os clubes classificados para disputar a competição foram:

  • Bayern de Munique (Europa)
  • Al-Ahly (África)
  • Al-Duhail (Qatar, país sede)
  • Tigres (América do Norte)
  • Ulsan Hyundai (Ásia)
  • Palmeiras (América do Sul)

Escale seu time no SPM 365!

O Auckland City seria o representante da Oceania, mas desistiu de participar por conta das medidas sanitárias rígidas da Nova Zelândia durante a pandemia de Covid-19. O clube não foi o vencedor da Liga dos Campeões da Oceania, já que o torneio foi cancelado, mas havia sido nomeado como representante do continente para o Mundial de Clubes por ter feito a melhor campanha na primeira fase. Por isso, o Al-Duhail começou a competição direto na segunda fase.

Fora os brasileiros do Palmeiras, outros quatro atletas nascidos no país disputam o Mundial de Clubes: Luiz Junior (naturalizado pelo Qatar) e Dudu (que, curiosamente, ainda pertence ao Palmeiras) defendem o Al Duhail; Douglas Costa veste a camisa 11 do Bayern de Munique e o volante Rafael Carioca, ex-Atlético-MG, atua pelo Tigres.

Herói do título da Libertadores, anotando o gol do título nos acréscimos, Breno Lopes não foi inscrito pelo Palmeiras para a disputa do Mundial pois foi contratado fora da janela internacional de transferências da FIFA.

Partida Palmeiras x Tigres

O sonho do Palmeiras de conquistar o Mundial de Clubes teve de ser adiado e a tão aguardada final contra os alemães do Bayern de Munique não irá acontecer. Oito dias após sagrar-se bicampeão da Copa Libertadores, o Verdão foi derrotado por 1×0 pelo Tigres, do México, na semifinal do torneio.

O gol foi marcado pelo atacante francês Gignac, em cobrança de pênalti no início do segundo tempo. O goleiro Weverton, o melhor jogador alviverde na partida, até acertou o canto do chute, mas não conseguiu defender. O Palmeiras foi o terceiro time brasileiro eliminado na semifinal do Mundial de Clubes. O mesmo já havia acontecido com Internacional e Atlético-MG. 

Além da chance de disputar título mundial, o Verdão perdeu uma boa grana em premiação. A FIFA paga 4 milhões de dólares ao segundo colocado e 5 milhões de dólares ao campeão. Caso fique com o terceiro lugar, o time brasileiro receberá 2,5 milhões de dólares, o quarto leva 2 milhões de dólares.

O grande destaque do time brasileiro foi Weverton, que impediu que a vitória fosse uma goleada. No primeiro tempo, o goleiro teve três grandes defesas: contra o cabeceio de González aos 3′, no chute cruzado de Gignac aos 33′ e aos 36′ no chute cruzado novamente de Gignac.

O palmeiras teve apenas uma boa oportunidade na primeira etapa com o chute de fora da área de Rony, Gabriel Menino no rebote quase acertou, mas a partida já estava paralisada por impedimento.

No segundo tempo os mexicanos seguiram melhore e chegaram ao gol logo no começo da etapa final. Luan puxou González na área e o juiz sinalizou pênalti. Gignac cobrou com força, rasteiro, sem chance de defesa para Weverton.

Aos 11, o Verdão conseguiu balançar as redes com Rony, mas o gol foi corretamente anulado por impedimento. Aos 31′ Willian recebeu bom passe e cruzou rasteiro. Luiz Adriano apareceu livre na área, mas não conseguiu desviar. A bola bateu em Rodríguez e passou tirando tinta da trave do gol mexicano, foi a melhor chance alviverde na partida. Nos minutos finais, o Palmeiras intensificou a pressão e buscou o gol em chutes de fora da Luiz Adriano e Gustavo Scarpa, mas não teve êxito.

“Acho que a gente tem que aprender a ter equilíbrio. Quando ganha, não é o melhor do mundo. Quando perde, não é o pior. Sabemos a pressão por esse título. Nada vai apagar o que a gente fez até aqui, temos decisões pela frente, nada vai nos abater. Sabemos que não chegamos aqui por acaso.” – disse Weverton em entrevista após a partida.

Chaveamento e partidas

Em sorteio realizado na sede da FIFA, em Zurique, os times que se classificaram descobriram qual o caminho até se sagrar campeão do mundo.

Primeira fase

04/02/2021 – 11h: Tigres 2 x 1 Ulsan Hyundai

04/02/2021 – 14h30min: Al Duhail 0 x 1 Al-Ahly

Semifinal

07/02 – 15h: Palmeiras 0 x 1 Tigres

08/02 – 15h: Al-Ahly x Bayern

Final

11/02 – 15h: Tigres x vencedor de Al-Ahly e Bayern

Quem você acha que é o favorito para levar o título? Aproveite e escale seu time no SPM 365