Equipes definiram as vagas nas oitavas de final da competição, quem vai para a Europa League e quem dá adeus às competições continentais

A última rodada da fase de grupos da Champions League teve momentos marcantes. A Lazio conseguiu a tão sonhada vaga nas oitavas, tivemos o confronto entre CR7 e Messi e muita confusão na partida entre PSG e Istanbul Basaksehir. Confira!

Lazio 2 x 2 Club Brugge

Lazio e Club Brugge se enfrentaram em duelo válido pela 6ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League 2020/21. O confronto aconteceu no Estádio Olímpico de Roma e ambos buscavam a vaga nas oitavas. Quem se deu melhor foi o clube italiano, que tinha a vantagem do empate, já que o confronto terminou em 2×2. Assim, os Laziales voltam a disputar o mata-mata da competição europeia após 20 anos. Por outro lado, os belgas jogarão a Europa League.

Logo aos 12 minutos de partida, Correa abriu o placar para os donos da casa. Após bela jogada, Luis Alberto finalizou e a bola sobrou para o argentino empurrar para o fundo das redes. Três minutos depois, Vormer também aproveitou bola sobrada na área para deixar tudo igual. 

Aos 27, Immobile marcou de pênalti e colocou os italianos na frente novamente. Parecia que a vitória estava encaminhada, principalmente após a expulsão de Sobol, aos 39 minutos do primeiro tempo.

Faltando apenas 15 minutos para terminar o jogo, Vormer levantou na área e Vanaken empatou a partida novamente. Nos acréscimos, mesmo com um a menos, o Brugge ainda colocou uma bola no travessão, que poderia ter dado a classificação aos belgas.

Barcelona 0 x 3 Juventus

No reencontro entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, o português sobrou em campo. CR7 marcou duas vezes e comandou a vitória por 3 a 0 da Juventus contra o Barcelona.

A partida começou com muita expectativa em torno das duas estrelas. A última vez que eles haviam se enfrentado foi em 6 de maio de 2018, no empate por 2 a 2 entre Barcelona e Real Madrid. Bastou 12′ para Cristiano mostrar quem daria as cartas na partida e, de pênalti, ele abriu o placar da partida.

Aos 20′, Weston MacKennie ampliou para a Velha Senhora em um lindo voleio dentro da área, depois de receber um cruzamento certeiro de Cuadrado. O jogador português voltou a balanças as redes aos 7′ da segunda etapa, novamente em penalidade máxima.

Até que o destino coloque novamente os dois frente a frente, este pode ter sido o último embate entre Cristiano Ronaldo e Messi. Os dois maiores nomes da geração queriam jogo. Mas o português levou a melhor e foi perfeito nas duas penalidades.

O craque argentino tentou, buscou tabelas, recuou para armar e apareceu na área para concluir. Mas era noite de Gianluigi Buffon. O veterano goleiro de 42 anos (!) foi preciso sempre quando exigido. Fez, ao todo, sete defesas em conclusões do camisa 10, contribuindo – muito – para o resultado favorável do time italiano.

RB Leipzig 3 x 2 Manchester United

Pelo segundo ano seguido, o RB Leipzig se classificou para o mata-mata da Liga dos Campeões da Uefa. Semifinalista na última temporada, o time alemão derrotou o Manchester United por 3 a 2 e garantiu sua vaga, por enquanto em primeiro na chave. Já o time inglês fica pelo caminho, com os mesmos nove pontos do Paris Saint-Germain, que ainda vai enfrentar o Istambul Basaksehir. Porém, mesmo que perca, o PSG supera o Manchester United no confronto direto.

O RB Leipzig impôs seu jogo no primeiro tempo, jogando com determinação em busca da vantagem no placar. Mostrou grande domínio tático e categoria na execução das jogadas treinadas. A equipe alemã criou diversas chances, com destaque para as duas que terminaram em gol, ambas em jogadas de inversão de bola que pegaram a defesa inglesa desprevenida. 

O início de jogo parecia um treino de ataque contra defesa e antes dos 15 minutos o RB Leipzig já vencia por 2 a 0. Com um minuto, Sabitzer lançou para Angeliño, que bateu de primeira para fazer belo gol. Aos 12, Angeliño cruzou para Haidara, que só escorou. No segundo tempo, Justin Kluivert, filho do ex-jogador de Milan e Barcelona, recebeu de Nkunku e ampliou a vantagem.

No segundo tempo, o United voltou com uma atitude diferente em campo. Com o resultado adverso e precisando de um milagre, o time inglês se lançou ao ataque do time alemão, chegou a diminuir o placar, mas não foi o suficiente. Em cobrança de pênalti, Bruno Fernandes fez o primeiro. Pogba fez o segundo depois de cobrança de escanteio do meio-campista português.

Racismo na partida entre PSG e Basaksehir

PSG e Basaksehir não terminaram a partida entre eles, válida pela última rodada da fase de grupos da Champions. Os times jogaram no Parc des Princes, porém antes do final ambos os clubes deixaram o campo após o ex-jogador camaronês Pierre Webó, membro da comissão técnica da equipe turca

Após duas horas de suspensão, a Uefa anunciou que o jogo seria disputado na quarta-feira, às 14h55 (de Brasília), com uma nova equipe de arbitragem. O confronto seria retomado a partir dos 13 minutos do primeiro tempo, momento em que a confusão começou.

Após o lateral brasileiro, Rafael, que joga pelo Istanbul, ter recebido um cartão amarelo, começou uma confusão no campo. Membros da equipe turca reclamaram bastante da punição. Nesse momento, segundo relato de jornalistas romenos, o quarto árbitro Sebastian Coltescu chamou o juiz principal, Ovidiu Hategan, e pediu punição a Pierre Webó, dizendo o seguinte:

“Aquele preto ali. Vá lá e verifique quem é. Aquele preto ali. Não dá para agir assim”

Webó se revoltou e questionou Coltescu por várias vezes: “O que você falou? Por que você falou preto?”. O árbitro principal, Ovidiu Hategan, se aproximou e deu um cartão vermelho em direção ao camaronês. A partir daí, a revolta dos membros da comissão técnica e reservas do Istanbul Basaksehir ficou maior.

Após isso, os dirigentes dos dois times foram ao gramado e, depois de muita conversa, os atletas decidiram abandonar a partida. A UEFA ainda tentou marcar o recomeço da partida para as 18h (Brasília) e o PSG foi para o túnel dos vestiários, mas segundo informações, os jogadores do time turco se recusaram a terminar a partida.

Todos os jogadores saíram em defesa do camaronês e a transmissão oficial mostrou o momento que Neymar e Mbappé confrontaram o juiz Hategan dizendo que não continuariam em campo.

“Não vamos jogar. Não podemos jogar. Com esse cara (quarto árbitro) aqui, não vamos jogar” – Mbappé para o árbitro

O Basaksehir publicou uma mensagem de combate ao racismo, republicada pelo perfil do Paris.

A partida que deveria acontecer na terça-feira, foi adiada e recomeçou na quarta-feira aos 14′. O PSG garantiu a primeira colocação no Grupo H da Liga dos Campeões com uma goleada sobre Istanbul Basaksehir: 5 a 1. 

Neymar foi o grande nome da noite e marcou um hat-trick. Aos 21′ o craque brasileiro tirou um golaço da cartola, com caneta no marcador e finalização no ângulo. Ele fez o segundo aos 38′, recebendo passe de Mbappé, e sofreu o pênalti do terceiro, convertido pelo francês. 

Na etapa final, fez mais um, em chute de fora da área, e participou da criação do quinto, de Mbappé, com assistência de Di María. Com o resultado, o PSG fechou sua participação na chave com os mesmos 12 pontos do Leipzig, porém com um saldo de gol superior, o time tem a vantagem , em tese, de um duelo mais fácil nas poitavas, escapando de times muito tradicionais como: Liverpool, Bayern, Manchester City, Juventus e Chelsea, entre outros.

Qual é o melhor time da Champions para você? Conta pra gente! Não se esqueça de escalar sua equipe no SPM 365,