Nem tudo no futebol é felicidade, com a chegada do final do campeonato, também é necessário fazer o rodízio de quem joga as divisões de baixo e quem garante o acesso a elite do futebol brasileiro.

Mesmo antes do fim do campeonato, já é possível dizer quais serão os times que disputarão a Serie B em 2021. O Goiás é o mais novo integrante do grupo de times rebaixados no Brasileirão 2020. Após um empate por 0x0 contra o Red Bull Bragantino na última rodada, o time esmeraldino não tem mais condições de evitar a queda para Série B.

Além Goiás, o Coritiba e o Botafogo já tinham também confirmado suas quedas na últimas rodadas. Agora resta apenas mais uma vaga entre os times que vão disputar a segunda divisão do futebol nacional em 2021 e o Vasco é o principal candidato.

A Série B 2021 já tem 19 participantes confirmados: Avaí, Botafogo, Brasil, Brusque, Confiança, Coritiba, CRB, Cruzeiro, CSA, Goiás, Guarani, Londrina, Náutico, Operário, Ponte Preta, Remo, Sampaio Corrêa, Vila Nova e Vitória.

Situação do Vasco

Não esqueça de escalar seu time no SPM 365

Se ainda não estar confirmado como o último dos times rebaixados para a Série B do Brasileirão em 2021, o Vasco da Gama tem grande chances de ficar com a indesejada vaga. Para escapar, o time cruzmaltino terá que derrotar  de qualquer maneira o Goiás na última rodada e o Fortaleza deverá perder contra o Fluminense.

Além disso, nestes dois jogos, o Vasco terá que tirar uma diferença atual de 12 gols em saldo favorável ao time cearense. Ou seja, o time carioca teria de vencer por 6 x 0 e o Fortaleza ser derrotado por 6 x 0, por exemplo. Algo bastante improvável.

Situação dos rebaixados

Sabe aquele ditado que diz que nada é tão ruim que não possa piorar? Pois ele continua funcionando para os quatro últimos colocados na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Isso porque, ao contrário do que era esperado, os times que forem rebaixados à segunda divisão seguirão sem receber um centavo do dinheiro oriundo pela participação no torneio, assim como aconteceu em 2019.

Clubes como o Cruzeiro, que vivem situação financeira delicada, caem ainda mais desprotegidos, sem o que era chamado de “mecanismo de paraquedas”, com parte da receita da Série A ajudando os rebaixados de um ano a terem a possibilidade de montarem suas equipes com um dinheiro a mais. 

Esta realidade amedronta especialmente clubes como o Botafogo, em grave situação financeira e com o seu terceiro rebaixamento à Série B já confirmado.

Quem você acha que consegue seu retorno para a Serie A em 2021? Conta pra gente! Não esqueça de escalar seu time no SPM 365.