Com a diferença de apenas um ponto, o Flamengo sagrou-se campeão Brasileiro, mesmo depois da derrota para o São Paulo. O Internacional amargou com um empate em 0x0 com o Corinthians e desperdiçou a chance de encerrar um jejum de 42 anos sem vencer o Campeonato Brasileiro

Mesmo com a derrota contra o São Paulo na 38ª e última rodada, o Flamengo conquistou o Brasileirão de 2020. Campeão em 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009 e 2019, o clube conquistou seu 8º título brasileiro e o segundo de forma consecutiva. De uma jeito inacreditável, o rubro negro levantou o caneco depois de uma soma de resultados no Morumbi e no Beira Rio.

O Internacional não teve competência para vencer o Corinthians. Houve um pênalti desmarcado pelo VAR, num toque no braço de Bruno Méndez, um gol bem anulado de Yuri Alberto, e um outro impedimento de Edenílson, bem marcado .

Enquanto isso, o Flamengo controlou o jogo no primeiro tempo contra o São Paulo, no primeiro tempo, levou gol de falta de Luciano, no primeiro chute a gol são-paulino, empatou com Bruno Henrique e levou 2 x 1 em seguida.

Em 2019 o Flamengo venceu com 90 pontos e uma campanha invejável, em 2020, mesmo sendo bastante diferente a equipe carioca conseguiu levantar o caneco mais uma vez, em uma temporada bastante atípica.

São Paulo 2 x 1 Flamengo

O Morumbi terminou com festa em dobro. O São Paulo venceu por 2×1 e garantiu sua vaga na fase de grupos da Libertadores, mas a comemoração no gramado ficou por conta do Flamengo, campeão brasileiro de 2020. Os jogadores do clube carioca acompanharam pelo celular os minutos finais do empate entre Internacional e Corinthians em 0x0 em Porto Alegre e explodiram ao serem informados do fim do jogo.

O Flamengo entrou em campo com a missão de conquistar uma vitória para não depender de outros resultados na busca pelo título. O São Paulo também precisava vencer para se garantir na fase de grupos da Libertadores. O domínio do Flamengo no primeiro tempo não foi suficiente para criar chances claras. Em sua única finalização nos 45 minutos iniciais, o São Paulo fez 1×0, em cobrança de falta de Luciano.

A aposta do Flamengo seguiu nas jogadas de bola parada. Em uma delas, empatou logo no começo do segundo tempo. Gustavo Henrique escorou para Bruno Henrique empatar. No entanto, o São Paulo voltou a ficar na frente do placar aos 13′, quando Hugo Souza chutou mal para frente, Daniel Alves dominou e tocou para Pablo marcar.

Gabigol saiu machucado, substituído por Pedro. Depois, Gomes e Matheuzinho entraram nos lugares de Diego e Isla. Nada aconteceu no Flamengo. O São Paulo conseguiu controlar o jogo com tranquilidade e não permitiu grandes chances ao adversário, segurou bem a vitória e garantiu a conquista de seu objetivo, pelo menos, nesse jogo.

Ao Flamengo, restou torcer pelo Corinthians. Já com o jogo no Morumbi encerrado, o Internacional teve mais um gol anulado por impedimento Em campo os jogadores do Flamengo iniciaram a festa assim que aconteceu o apito final em Porto Alegre. Festa do campeão brasileiro de 2020.

Internacional 0 x 0 Corinthians

O Internacional desperdiçou a chance de encerrar um jejum de 42 anos sem vencer o Campeonato Brasileiro. O Colorado ficou no 0x0 com o Timão e, mesmo com a derrota do Flamengo para o São Paulo, não conseguiu recuperar a liderança e ficou com o vice-campeonato.

O primeio tempo entre as duas equipes foi de muita disputa de bola no meio de campo e um Timão ameaçando o gol de Marcelo Lomba. A equipe de Abel Braga fez sua primeira finalização na partida apenas aos 24′ e apresentou muitas dificuldades para criar jogadas. 

A primeira chegada de perigo da partida saiu dos pés de Ramiro. Depois de uma ótima jogada trabalhada no ataque, a bola sobrou para Roni. O volante do Timão tocou para trás e o camisa 8 alvinegro chegou finalizando, mas o chute foi para fora.

O Internacional só ofereceu perigo a Cássio num contra-ataque puxado por Edenilson. O meio-campista partiu para cima, invadiu a área e chutou rasteiro. Bateu bem, mas Cássio estava bem posicionado e defendeu.  

Mais tarde, o juiz marcou pênalti favorável ao Colorado após Ramiro encostar a mão na bola dentro da área. O lance gerou muitas discussões e foi levado ao VAR. Depois de analisar, o árbitro voltou atrás e não marcou, com o argumento de que Ramiro colocou a mão sem intenção.

Ainda no primeiro tempo o Internacional teve um gol anulado. Galhardo deixou Yuri Alberto na cara do gol, ele bateu de cavadinha e estufou as redes, porém  atacante estava em impedimento e o VAR anulou o que seria o primeiro gol do Inter na partida.

No segundo tempo o internacional segui pressionando e teve boas chances. Vale o destaque para o goleiro alvinegro, que foi crucial para que o Internacional não conseguisse marcar. Quando tudo parecia perdido, Edenilson aproveitou o cruzamento rasteiro de Cuesta e entrou de carrinho no lance. Ele finalizou com o gol aberto e fez 1×0. No entanto, o VAR entrou em ação e flagrou um impedimento na jogada.  

A reação dos jogadores do Inter após o fim do jogo, foi, claro, de choro e decepção absoluta. O time de Abel Braga fez um Brasileirão com autoridade, sempre entre os líderes, e assumiu a ponta na reta final – posição que manteve até a penúltima rodada, quando perdeu para o Flamengo no Maracanã. O campeonato foi perdido por apenas um ponto: 71 a 70 a favor dos rubro-negros.

Balanço final

O Brasileirão 2020 chegou ao fim, o que significa que as equipes estão em preparação para a próxima temporada. Para alguns já inicia no próximo fim de semana, com a chegada dos campeonatos estaduais. Confira algumas estatísticas do campeonato mais amado do país:

  • Melhor aproveitamento: Flamengo – 71%
  • Mais vitórias: Flamengo – 37
  • Mais derrotas: Bahia – 23
  • Mais jogos: Bahia – 61
  • Pior aproveitamento: Botafogo – 38%
  • Melhor ataque: Flamengo – 109 gols
  • Pior ataque: Vasco – 42 gols
  • Melhor defesa: Palmeiras – 40 gols sofridos
  • Pior defesa: Bahia – 73 gols sofridos
  • Melhor saldo de gols: Palmeiras – 59

Além disso, Athletico-PR, Corinthians, RB Bragantino, Ceará, Atlético-GO e Bahia garantiram suas vagas na Copa Sul-Americana 202. A fase de grupos está prevista para começar no dia 20 de abril e se estenderá até o dia 27 de maio. O sorteio dos grupos acontecerá no dia 14 de abril.

Na Libertadores, Flamengo, Internacional, Atlético-MG, São Paulo e Palmeiras já tem suas vagas na fase de grupos garantidas.

Vasco, Goiás, Coritiba e Botafogo estão rebaixados e vão disputar a Série B na próxima temporada. Chapecoense, América-MG, Juventude e Cuiabá foram os quatro primeiros colocados na segunda divisão e vão substituí-los.

O que você achou do título? Merecido? Conta pra gente! Não esqueça de fazer sua escalação no SPM 36!